sábado, janeiro 31, 2004

Esta noite

A noite de hoje é especial, muito especial. Tenho muito a escrever, mas neste momento está tudo empedernido. Esta noite é essencialmente especial por duas razões. Mais tarde escreverei sobre isso. Mas basicamente, porque esta noite foi antecipação. Foi antecipação do dia 1 e do Nuno, e antecipação dos dias que vieram e vêm e da Lua.

O Céu Sobre Berlim

Ali, nas Autênticas Pomadas, temos finalmente o O Céu Sobre Berlim. Digo finalmente porque eu tenho a mania de ler os blogs na íntegra antes de os adicionar aos links, e este demorou mais do que o costume porque o meu tempo tem escasseado.. de qualquer forma, foi por pouco que não ia perdendo esta mania.

"O que te dizer quando nos olhos, como lágrimas se desprende
o que sinto por ti?
O que te escrever quando as palavras estão enfermas de erros
e enganos, e não afastam esta solidão que cresce dentro de mim?
resta-me este silêncio que sei incapaz de me trair, e que colho às mãos
cheias como no verão o jasmim, escrevo-te longas cartas que rasgo
logo a seguir, nados mortos em envelopes azuis por abrir.
um anão de vão de escada sorri, e um mandarim de pau na mão
certifica-se que não adormeci na vida que se projecta diante de mim
na alva parede que se fecha sobre os sonhos da minha infância,
onde outrora pintei um sol amarelo graffiti confiante e sorridente.
refugiam-se nas tocas os coelhos, bolas de pêlo saltitante de nariz fremente
e hesitante, como se a cada instante fosse necessário abalar a fugir.
provavelmente terão a sua razão, e pelo sim pelo não
telefono ao tubarão que me guia pela noite, num deslizar de águas mansas
tépidas e límpidas como cristal, recolho então as estrelas e os cristais que Neptuno me oferece e sou feliz enquanto não amanhece e o despertador me atira da cama com um grito de urgência e sou eu de novo adulto responsável
incapaz de verter uma lágrima ou de soltar um sentimento que não seja
picar o ponto e bater num teclado qwert que diante de mim boceja.
e ainda há quem não veja, que a felicidade se esconde por detrás de um
funcionalismo público que de um prédio dos subúrbios espreita
e que o poder de compra se vende em quiosques, estampado em revistas
de fundo cor de rosa, recheados com conselhos de uma madame de Cascais
ou na tinta suja dos jornais em letras gordas e garrafais. e os lustrosos
senhores do capital dizem-nos que temos de viver mal
para que a engrenagem não emperre, e a vida avança por entre prateleiras
de hipermercado devidamente embalada e pronta a consumir, que o tempo
escasseia e é preciso produzir, sempre a sorrir, sempre satisfeito
que se o humano não é perfeito, as máquinas inventaram-se para o corrigir.
atribuo-te um número binário, um cálculo matemático e hermético
para aferir o quanto gosto de ti, mas o sistema encravou e é preciso
reiniciar para prosseguir, salva-se o que se pode e digo-te baixinho:
amo-te princesa dos contos de fadas da minha infância
e de armadura reluzente armo-me com a espada do rei Artur
e vou caçar dragões para me distrair, da doença do mundo
que consiste em não saber sonhar ou sequer sorrir.
"

Nostalgia

Sinto um aperto tão grande, e um arrepio que me percorre de alto a baixo, relembrando-me que o que já passou não volta mais, e que o tempo não pára de contar, cada vez que oiço a música do genérico do "MacGyver", do "Quem sai aos seus", do "Duarte & Companhia", do "Alô Alô", etc...

Será?

"-Um exame de Biologia e Genética é complicado, ainda por cima para quem vem de Letras
-Ehh, pois... mas eu venho de Ciências
-Ah, então vens enganado"


Desencontros

O desencontro dói. Muito. É uma mistura de muita coisa, que não existiu nem existe nem nunca existirá. É um desencontro, é um nada. Poucas coisas doem mais que um desencontro. Um desencontro, depois de um encontro de mãos, de um encontro de olhares, de um fundir de corpos, de uma comunhão de tempo e espaço e sentimento, dói muito. Porque transforma o silêncio e a noite em segundos que demoram horas a passar, em que arde estar vivo e perdura, mesmo quando a noite e o dia se extinguem para nós dois, e me deixam assim, ciente de tudo.

Xpto

Posso concluir que o meu estado de espírito normal é catársico-melancólico. Nos dias em que eu esteja aparentemente feliz e/ou que não tenha consciência de todo e qualquer defeito que me compõe, numa caminhada infrutífera de descoberta interior e respectiva purgação, são dias em que eu não sou eu.

Porque é que teimo em (tentar) esconder-me de mim próprio? Esforço-me e iludo-me "trilhando o meu próprio caminho", mas o meu destino parece fatalmente traçado.

Há dias em que as caras não passam de manchas. Não reconheço um rosto, perco-me nos sentidos, deixo-me levar pelos sentimentos que tomam o controlo sobre mim. Quero, não quero. Apetece-me, não me apetece. Sonho, vivo. Vivo, morro.

Não tenho certezas, deixo-as em casa em cima da mesa, junto às chaves de casa e aos sonhos perdidos, não me posso esquecer de vestir o casaco da frieza, lá fora está um tempo narcótico. Saio pela janela, desço pelo corrimão com Dante, saio num dos sete (afinal qualquer um me serve), viro à esquerda, deixo-me envolver pelo teu silêncio (pressinto que estás perto), olho para o alto e abre-se um abismo até à lua.. não quero cair, caio. A vertigem faz-me regorgitar a Maçã de Adão, ela agora rebola no chão, símbolo do peso que levo comigo.

Ele, banha-se com Beatriz. Eu, deixo-me ficar por aqui, sou uma sombra... (ou antes fosse)

(mais puro agora? não.)

sexta-feira, janeiro 30, 2004

Servir bem e bem servir, dá saúde e faz sorrir

Meus amigos, o país deve andar mesmo mal para vir tanta gente afogar as mágoas nas litradas da "A Tasca"... nós costumamos ter uma afluência média de clientela na ordem dos 30 clientes novos por dia, e hoje já vamos nos 70..!!!

Aproveitem e desfrutem das litradas e das guitarradas, cá estaremos para vos servir.

A Gerência


Como é que é?

"...dou graças a Deus..."

Oh Eskinado, mas tu não és ateu?

Resposta à "Indignação" de Nuno

Pois é, concordo 99% com o que é dito no teu post! Mas acho que as pessoas se estão a esquecer que o que aconteceu a Miklos Féher não é, obrigatoriamente, uma consequência decorrente da prática desportiva! São acontecimentos ditos fulminantes (agora toda a gente adora dizer isto) que podem acontecer a qualquer um e em qualquer local!
Ora eu pergunto, se é tão importante ter esses meios de socorro junto dos desportistas, quer sejam amadores quer sejam profissionais, não seria também importante tê-los em qualquer unidade de trabalho do mundo?!?!?! Afinal de contas, Miklos Féher estava a desempenhar o seu trabalho, e quem me diz a mim que durante o meu trabalho, que deveria ser estudar, tamém não me podia acontecer uma coisas destas?!? E em Lisboa quanto tempo demoraria a ambulância a chegar ao meu prédio já velhinho com enormes dificuldades de acesso? Sim, porque no prédio onde vivo não entrava uma maca de certeza!
Penso que devemos parar e pensar se alguma vez seria possível ter meios de socorro permanentemente preparados para entrar em acção em qualquer momento!
Temos de aprender a lidar com estes aspectos e ter a certeza que nunca vamos saber se amanhã ainda cá estamos, por isso muita gente vive com intensidade a expressão Carpe Diem!!
Quanto ao teu remate final em que referes o teu apreço por este país, eu apenas digo que realmente existe muita (perdoem-me a expressão) putaria, mas dou graças a Deus por ter nascido aqui e não em países onde ironicamente as pessoas não podem morrer a praticar desporto, pois o que comem diariamente não lhes dá forças para andar, quanto mais para correr!

Recado a ti, Nuno

Foi-nos negada entrada no submundo. Ou então a Kate cansou-se de esperar por nós e foi morder uns pescoços para outras bandas...

quinta-feira, janeiro 29, 2004

Amanhã

Amanhã é dia de exame, exame de Biologia e Genética, um sério candidato à despromoção para a época de Julho. Imensa matéria, da qual não sei nada de nada. Nuno, esta é a tua área, afinal de contas podias ter dado uma mãozinha...

E amanhã chega o meu computador novo, pode ser que dê jeito e eu comece a escrever menos e melhor... veremos...

Coitadinho!

«Depois da agressão do McCarthy ao Beto, e depois de todas as coisas que o senhor presidente do FC Porto tem vindo a corporizar, começo a ter alguma dificuldade [em sentar-se ao lado de Pinto da Costa]... Mas eu, pelo bem do futebol, sou capaz de passar por cima de muita coisa», Dias da Cunha dixit.

Este homem é um mártir.
É por coisas destas que tanta gente não gosta da Igreja, como é que é possível que Dias da Cunha não seja considerado Santo.

Haja vergonha!!!

Uma pessoa realmente está sempre a aprender. Eu pensava que o Zé Manel servia apenas a interesses mais "locais", como o monsieur Belmiro (ou señor, visto que agora está tudo virado para nuestros hermanos), mas começo a suspeitar que se internacionalizou.

Este texto é a tentar gozar-nos a todos, só pode. Fazer-nos de parvos. Houve aí uma altura em que eu quando me queria armar em parvo, mentia sobre qualquer coisa e depois desculpava-me dizendo que "não menti, apenas omiti". Enganos não são mentiras? Então mas e as consequências desses "enganos"? Um país foi invadido, criaram-se divisões na NATO, influenciou-se e manipulou-se deliberadamente a opinião pública (aquela "heroína" ou "mártir" que afinal tinha sido alvejada pelos próprios colegas, isto para não falar nestes relatórios que "não foram manipulados, eram apenas totalmente baseados em informações falsas"), um homem (David Kelly) suicidou-se, sem contar com os outros tantos e tantas que morreram, dos dois lados da frente de batalha.

E o livro e as declarações de Paul O'Neill, também não contam? Mas afinal de conta, mentiu-se efectivamente, ou não se mentiu? Se o Iraque já era alvo desde o primeiro dia da Administração Bush, não se mentiu quando se utilizou o 11 de Setembro como "gatilho" da invasão? E as declarações de Colin Powell?!? Quem é que tem esta tremenda lata -> "há menos de um ano, o secretário de Estado foi ao conselho de segurança da ONU garantir que o Iraque tinha armazenado armas proibidas em larga escala e disse que o regime de Saddam Hussein possuía, entre outras coisas, entre 100 a 500 toneladas de agentes de armas químicas. Ontem disse que a existência do arsenal proibido de Saddam é "uma questão em aberto".

ENGANOS NÃO SÃO MENTIRAS?
E MENTIRAS, NÃO SÃO MENTIRAS?

E parece-me que no meio de tanta verborreia, o Zé Manel lá para o fim do texto pôs mão na consciência e lá viu a anormalidade do que estava a escrever, e tentou concluir com algo do género "epah coitadinho do Blair, do Bush e dos outros todos, epah eles foram enganados! Agiram de boa fé! E além disso o que interessa é se o mundo é ou não um lugar melhor agora"; se o mundo é ou não um lugar mais seguro, muito sinceramente não faço ideia, agora o certo é que todas estas atitudes e condutas terão repercussões fortes num futuro muito próximo e num futuro próximo e num futuro a médio e longo prazo (isto assim muito bem explicadinho, ponto por ponto, "futuro" por "futuro"); e se todos os Zé Manéis deste mundo pensarem que realmente esse último argumento do "mundo ser um lugar melhor agora" pode desculpar tudo o resto, primeiro esse argumento é falível e impossível de ser (com)provado; segundo, há poucos lemas piores do que o de "os fins justificam os meios"; a mentira, o engano, tudo o que eu escrevi em cima, tudo foi uma afronta e uma tremenda falta de moral e de ética, desde as "razões" que levaram ao início da guerra, passando pela guerra em si, acabando na procura desenfreada de uma justificação MINIMAMENTE plausível para o que se fez, para as pessoas que se pisaram, para as mentiras que se proferiram, para as divisões que se criaram.

Adição

Autêntica pomada, ClanDestino.

"algo que valha a pena foi somente porque parei na escrita um dos meus pensamentos"

Indignação

O que eu mais temia aconteceu!

Foi ontem por volta das 10h da noite, estávamos num jogo de basquetebol entre Olivais e Sampaense, no escalão de Júniores A, quando de repente um jogador da equipa do Sampaense teve um ataque epiléptico. Não valesse a pronta assistência e o conhecimento dos treinadores, fisioterapeutas e alguns médicos presentes nas bancadas (na qualidade de espectadores, claro) e provavelmente o jogador teria...
Felizmente que a natureza do ataque não requeria material específico de socorro, uma vez que a equipa do INEM demorou cerca de 10 minutos para chegar ao local (Pavilhão do Olivais Futebol Clube, em Coimbra), estando o jogador já consciente quando os médicos chegaram.

Não estou com isto a criticar o tempo que a ambulância e a equipa do INEM demoraram. Estou apenas a realçar o facto de todos os jogos de escalões de formação, em qualquer modalidade (penso eu) não terem as condições mínimas de pronto-socorro caso aconteça algo de grave. Tenho a certeza absoluta que se o jogador tivesse algo pior que um ataque de epilepsia, não havia médico ou fisioterapeuta naquele pavilhão que lhe pudesse valer, e então no dia seguinte nos jornais haveria mais uma notícia de morte súbita, esta marcada pela inexistência de primeiros-socorros decentes. Felizmente que assim não aconteceu e esperemos que nunca aconteça, agora gostava de perguntar: Que somos nós, menos que as modalidades profissionais? Não temos tanto direito a assistência médica imediata quanto os outros?

Que merda de país!

Carta a Felipe das Astúrias e Um Dia de Toda a Ibéria

Carta a Felipe das Astúrias e Um Dia de Toda a Ibéria, por Ana Sá Lopes.

Sessão de Contos

Hoje no Ateneu de Coimbra, nova Sessão de Contos promovida pela associação cultural Camaleão. É as 21h30.

"Os contos são uma reflexão profunda sobre os valores humanos que se perdem quotidianamente" Jorge Serafim

Pois!

Matrix
"Matrix", demasiado complexo para
pertencer a este mundo. Incompreendido!


Se fosses um filme, que filme serias?
brought to you by Quizilla

------

Todo o Portugal ficou chocado com a morte trágica de Feher, talvez porque nunca se tenha visto um jogador de futebol com tamanha preparação fisica, a tombar no relvado e a falecer em directo, talvez porque qualquer morte assim presenciada ao vivo mexe com os sentimentos das pessoas, talvez porque nós somos seres com vontade de viver e uma morte destas dá que pensar quanto mais tempo viveremos, talvez simplesmente porque somos humanos e como humanos estamos carregados de sentimentos, mas esse choque não nos tapa, não nos retira o bom senso que todos nós temos. E esse bom senso diz-me que o que é demais "enjoa" ou seja, independentemente do sofrimento que esta morte causou, acho que não é justificação para estar a causar ainda mais sofrimento, transmitindo a toda a hora, imagens do funeral de Feher.

Help me if you can

Recentemente musiquei um poema de Miguel Torga, "Absolvição". Infelizmente tinha-o passado para uma folha que desapareceu misteriosamente, portanto se alguém conhecer esse poema que mo mande para o mail da "A Tasca" (a_tasca@mail.pt) ou que o escreva aqui nos comentários. E se quiserdes ser milionários a brincar, ide aqui. Vá, ide.

Cadê as minhas chaves?

Tenho quase a certeza que já li isto em qualquer lado, que me perdoe o autor de tamanho desabafo, isto com certeza não é um querer apropriar-me e conceder a mim próprio da autoria desta frase (até porque não me quero meter na polémica entre o Markl e o ContraFactos e o Terras do Nunca sobre os direitos de autor -são todos muito mais cultos que eu e eu não tinha pedalada (vulgo argumentação) que me valesse, e eu não gosto nada de perder), mas sinceramente, porque é que não podemos mandar "toques" às chaves. É que se eu não sei do telemóvel mando um toque de outro e ele aparece, agora as chaves são dos problemas mais descabidos de resolver que eu conheço.

Grande sugestão

Reparei que no Miniscente, Possibilidade do Sentir é chamado de Possibilidade Mota Ribeiro.

(vou aproveitar a ideia e mudar o link aqui na "A Tasca")

(Epah, parece que agora só sei criticar o Abrupto)

O jmf recomenda, e eu também (eheh) -> este texto.

Que abrupto!

Eu sinceramente, desde que comecei a prestar mais atenção a Pacheco Pereira, não consigo gostar dele. Não é que gostasse antes, mas agora definitivamente não gosto. Não gostei do que ele disse sobre os estudantes, não gostei do que ele disse sobre um artigo do "Público" sobre a PIDE, não gostei dos posts dele "Masturbação da dor".

(Contudo gosto de o ler, quanto mais não seja para me indignar e criticar -a maior parte das vezes-, porque se eu só lesse o que gostasse, ainda me arriscava a ver a "A Tasca" recheadinha de bebidas desagradáveis...eheh ;) )

E se a Charlotte lhe faz o pedido "já que está por essa zona do globo, traga umas latinhas de caviar, por favor. A blogosfera agradece. Ou melhor, eu agradeço.", eu contribuo e também faço o meu: já que está por essa zona do globo, fique. A blogosfera agradece. Ou melhor, eu agradeço.

Afinal...

...não fui só eu que me indignei com este comentário de José Mourinho "trocava uma vitória pela vida de Fehér" (ver aqui).

São comentários assim que devolvem o estigma do "burro, bruto e estúpido" ao jogador de futebol (neste caso, treinador).

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Easy now

Como sempre, muito atrasado. Rabisquei ontem qualquer coisa sobre os jardins da Babilónia, (dos) teus olhos...

Para os mais distraídos,

ver Abrupto aqui e aqui.

Onanismo da arrogância

Será que ainda há alguém saudável a quem enoje esta gigantesca encenação de onanismo da arrogância, em que fora de qualquer respeito, equilíbrio, genuína e recatada tristeza, se entrega o país sob o comando do comentário semanal na sic?

Há, de certeza. Com vontade de fugir desta insuportável mediocridade. Desta falta de respeito por quem sofreu às mãos da PIDE (pelos poucos que foram queimados por pontas de cigarros). Desta falta de respeito pelas mulheres que foram despidas pela PIDE (poucas também, aliás toda esta teoria de que a PIDE torturava é muito inverosímil). Desta falta de dignidade. Desta falta de ar.



Lost in translation

No post "Perdido na tradução", Vicente Jorge Silva escreve a certa altura que "Antigamente, era habitual que os títulos originais dos filmes estrangeiros recebessem traduções absurdas em português. Toda a gente com mais de 40 anos (pelo menos) se recorda de dezenas de exemplos desses." Meu caro não vá tão longe: eu tenho menos de metade dessa idade, e além do "Lost in translation"vs"O amor é um local estranho!", lembro-me do "Message in a bottle"vs"As palavras que nunca te direi" ou do "The Cabel Man"vs"O melga", entre muitos outros.

Clandestinidades

Para que não haja dúvidas, o texto Clandestino infelizmente é mesmo verídico, ponto por ponto.

terça-feira, janeiro 27, 2004

Telhados de vidro

Ontem de madrugada, ia eu levar uma amiga a casa, quando nos deparámos com uma rapariga que se contorcia em dores. Do outro lado da rua, um grupo de dois homens e uma mulher, discutiam bem alto sobre um qualquer assunto. Conseguimos agarrar a rapariga exactamente antes dela cair desamparada; o grupo que discutia parou, olhou para nós e... habilmente não quis saber de nada e continuou a discutir. A rapariga entretanto melhora, e nós disponibilizamo-nos a levá-la a casa; e ao passarmos para "o outro lado da rua", ao desprezo e invisibilidade que o tal grupo nos conferia, respondi com uma profunda atenção ao que diziam. Entoavam bem alto: "...Pois!! Pois pah!!!Neste país é sempre a mesma coisa, as pessoas falam falam FALAM FALAM mas nunca fazem nada!! Ninguém ajuda nada!!"

A nova praga!

Pelos vistos isto não acontece só em Portugal, a praga já invadiu o Brasil...



Site.

F*de-te



MAI NADA. AH GANDA PINGU!

(3) É que,

se tens medo de (te) perder... ganha(-te)!

(2) É que,

se tens medo de (me) perder... ganha(-me)!

É que,

se tens medo de perder... ganha!

Afinal, Darwin não morreu

Eram 3h45 da manhã. Estávamos na Associação, a estudar o porquê da feijoada ser uma realidade metafísica e as teorias de Darwin, Viaud, Ruwet, Lorenz e Tinburgen.

Sentados frente a frente.
Os teus olhos já tinham encontrado os meus uma série de vezes, mas, tímidos, escondiam-se atrás de ti ao mínimo sinal de aceitação; às vezes abrias a boca para me dizer o que realmente querias, mas mudavas de assunto e coravas, e perguntavas o que quer que fosse, qualquer coisa valia para camuflar a tua intenção.
Eu sorria, com a importância desmedida que me davas. Coravas um bocadinho mais, e voltavas a ti e às fases de Bernard.
Discutimos Darwin. Defendias que Darwin estava "morto". Eu defendia que não ("E o Neo-Darwinismo?").

O tempo passava, e eu cada vez mais dava razão a Darwin. "Variações individuais aleatórias: as diferenças entre os indivíduos tornam a adaptação ao meio ou mais fácil ou mais difícil, e provocam diferenças nas hipóteses de sobrevivência"; e a capacidade que te faltava de exteriorizar o que te ia na alma, estava a diminuir seriamente as hipóteses de sobrevivência de tudo o resto.

Toca o telemóvel. "Mensagem, a esta hora?", pensei.

E foi entre sebentas (aparentemente) infindáveis e apontamentos de Biologia e Genética que li «Na busca de um amor perco-me, na busca do amor dos meus nunca mais voltei, na busca de pares sinto-me só, na busca de minha casa desencontro-me, na busca de mim mesma quero esquecer-me, e na busca de esconder-me noutras dimensões, mato-me! A minha vida! Devia era buscar (n)outra vida... não sei quem me perdeu!"... assinavas ainda, "Desabafo de mim, beijos doces... "Gosto de ti todos os dias..."... Forever, gravado a ouro no meu coração...»

O meu telemóvel vive para estes momentos.
Estás a uma mão dada de distância, e no entanto mandaste-me uma sms. Levanto a cabeça, olho para ti, e nem desvias o olhar do que escreves, mas sorris para o papel.

Como vês, Darwin não está morto. E o telemóvel, como "falsa variação individual aleatória", facilitou a adaptação de ti ao meio, e aumentaste a hipótese de sobrevivência do "nós".


Números / Pessoas

Durante o dia de hoje, deparei-me com algumas estudantes universitárias, todas com a mesma marca.

Não, não traziam vestidas o mesmo tipo de calças da Salsa, nem usavam a mesma camisola da nova colecção da Mango, tão-pouco eram as mesmas carteiras Pierre Cardin que levavam a tiracolo...

...tinham um olho negro, e o semblante carregado.

Talvez um azar, talvez uma queda acidental, quiça apenas uma (bizarra) coincidência... mas ali, naquele momento, os números das estatísticas ganharam olhos (um olhar...), boca (cerrada), um corpo (retraído), um pensamento (fechado), uma história que grita lá dentro, amordaçada pelo medo.

Na minha opinião, a discussão da validade das estatísticas sobre determinados assuntos, é completamente irrelevante; seja 5, 10 ou 50% a percentagem de mulheres e homens que sofram violência "por amor", o único pensamento em mente deverá ser o de resolver este flagelo.

Ou poderemos considerar menos importante este problema se for apenas uma mulher/homem a ser espancada/o, ou 200 mulheres/homens?

(a quem respondeu que efectivamente é menos importante, sugiro que da próxima vez que virem uma mulher/homem nesta situação, pensem com muita força e se convençam que esse caso é o único que existe... e vejam se isso diminui a dor e a revolta - a dela/dele, e a vossa).

...

"a foto que pus no blog.. é irónica..
o sitio onde ele tem a mão..
é a mais pura traição do proprio corpo"

segunda-feira, janeiro 26, 2004

...

Enquanto estiveres na memória, não morrerás.

Este vai direitinho para os Aperitivos

O sítio onde nós vamos buscar as receitas para as noites loucas da "A Tasca" -> ici.

"Casa Nostra"

Retirei este post do O Vilacondense

"Casa Nostra

A edição de ontem do Jornal de Notícias trazia uma deliciosa notícia que, infelizmente, não está na edição online. Vá lá saber-se porquê...
O título anunciava, relativamente a Matosinhos, que “Câmara emprega amigos e familiares do Presidente”. Ficamos a saber que na CM “trabalham cinco sobrinhos de Narciso Miranda e poderiam ser sete se duas não tivessem sido requisitadas” pela Administração do Porto de Leixões. Um dos motoristas é “irmão do namorado da sua filha mais velha e que, por sua vez, tem como colega de trabalho a sua esposa” Outro dos motoristas, recentemente reformado, vem todos os dias aos Paços do Concelho, “talvez para acompanhar a mulher, a filha e a sobrinha”, todas funcionárias camarárias. Um ex-motorista de um vereador também se reformou cedo, aos 49 anos, passando para avençado da empresa municipal Matosinhos Sport e não sem que antes tenha assegurado o futuro da mulher e da filha, ambas funcionárias da edilidade. Um outro adjunto, também reformado, conseguiu ter, na Câmara, o irmão, a irmã, dois sobrinhas e uma sobrinha do irmão.
Mas quem pensa que isto é a versão matosinhense de “zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades” está enganado. O JN dispara também contra Manuel Seabra que recorde-se, quando entrou para a Câmara tinha o pai como colega vereador. E, tanto a primeira como a actual mulher, são funcionárias da autarquia. Nada de mais diz, hoje, o autarca "conheci ambas na autarquia. ( E, digo eu, a actual mulher de Seabra é filha do arquitecto responsável pelo belo edifício dos Paços do Concelho...)
O diário portuense ainda arrola um sem número de outros exemplos, ligados a rádio local e à própria Juventude Socialista de Matosinhos que não vale a pena indicar, por serem redundantes.
Narciso Miranda defende-se dizendo que só tem uma sobrinha na Câmara e que “todos os funcionários que entraram para a Câmara de Matosinhos foram submetidos a concurso público. E todos os concursos são apreciados por júris insuspeitos, dos quais eu nunca faço parte”.
Ora aqui temos, em todo o seu esplendor, um exemplo de Câmara Municipal – Agência de Emprego, S.R (Sem Responsabilidade), uma das empresas municipais que cada autarquia nacional tem e que, a par da Câmara Municipal – Agência de Viagens, S.R - para pagar viagens a velhinhos e donas de casa - são as principais garantias eleitorais dos dinossauros autárquicos deste país.
Os concursos são isentos? Não faço ideia: o que fiquei é com a certeza de que há famílias geneticamente posicionadas para o exercício de cargos em autarquias e outras instituições públicas.
E só agora é que andam a discutir a clonagem..."

E esta, hein?

Para amenizar um pouco as hostes

"Silêncio é o Barulho baixinho!..."
Sara Peixoto, 3 anos

"Um livro tem palavras que fazem sonhos."
Joana Cruz, 3 anos

"Poesia é uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual"
Beatriz Bruno Antunes, 4 anos

"Este gelado até inverna as mãos."
Gonçalo Gonçalves, 4 anos

"Estou com tosse. Engoli frio um dia."
Inês Fernandes, 4 anos

"Eu faço magia quando abraço o meu pai."
Cláudio Almeida, 4 anos

"Quando o ar cheira bem é porque os autronautas no espaço estão a comer rebuçados."
Gustavo Almeida, 5 anos

"O céu à noite é um lençol com estrelas."
Gustavo Almeida, 5 anos

"O Amor é o dobro."
João Cassola, 5 anos

"Os namorados são amigos de casamento"
Areana Semedo, 6 anos

(obrigado à minha antiga professora de psicologia, São Pupo, por ter enviado estas expressões)

Clandestino

À bocado passei por um miúdo muito novo, da idade do meu irmão mais pequeno. O rapaz tem um ar amoroso, próprio dos 11 anos que ostenta. Muito inocente, de sorriso fácil. Um bocado traquinas, mas desculpava-se tudo, afinal era tão amoroso o rapaz. De repente, descobriu-se que os pais são traficantes de droga. E de um dia para o outro, os pais dos amigos do miúdo consideraram que ele não era traquinas, era "delinquente". O sorriso fácil, sempre aberto e para toda a gente, já não o era; é "falso" agora. O andarem na rua (ele e o irmão) já não era um exemplo de fraternidade, é "vadiagem". Os amigos afastaram-se todos dele. O ambiente em casa, cada vez pior. Mas agora o miúdo já não tem o irmão em quem se apoiar; a avó conseguiu ficar com um dos rapazes.

E o sorriso fácil, desapareceu por completo.

Hoje, chamei por ele, que nem quis acreditar. Perguntei-lhe se estava tudo bem e apertei-lhe a mão, e incrivelmente o rapaz sorriu como eu já não via à muito tempo. Trouxe-o para almoçar cá a casa, e ele ficou a brincar como o meu irmão até que foram os dois para a escola. Clandestinamente, continuam amigos. Clandestinamente, porque ao mudar de opinião (literalmente de um dia para o outro), os pais conseguiram fazer com que os miúdos sentissem que ser amigo dele era uma "actividade ilícita".

Preocupante

Com a recente morte de Miklos Féher, imediatamente foram colocadas uma série de questões: se ele teria sido bem assistido em campo, se ele teria algum problema que não fora revelado ao público, como é que é possível acontecer uma coisa destas com os exames rigorosos que se fazem no âmbito do futebol profissional, e, fundamentalmente, o porquê de tudo isto. Parece sem explicação que tal coisa possa acontecer.

Mas não me interessa aqui discutir esses porquês, se essas perguntas são legítimas de fazer num momento em que se calhar se devia apenas respeitar a morte de Féher com silêncio e solidariedade, ou tentar descobrir ou racionalizar algo que teve de acontecer. Interessa-me sim focar outro aspecto.

O Nuno comentou no post anterior que "Não posso deixar de pensar que também me pode acontecer dentro de campo. E o pior é que nos nossos jogos não há nenhum médico, inem ou ambulâncias e isso enche-me de medo."; e isto é uma grande verdade. Se o Féher morreu de Morte Súbita, então a morte não se podia evitar; contudo estava lá o INEM, ele foi assistido, provavelmente se houvesse hipótese de "fintar" a morte, tinham conseguido. Mas agora olhemos para as modalidades amadoras; não há INEM, não há um médico, muitas vezes nem massagista ou enfermeiro ou alguém que possa diagnosticar imediatamente uma luxação ou uma tendinite ou uma fractura há.

Quando pratiquei karaté, nunca me pediram nem me fizeram nenhum exame médico. Todos fazíamos os mesmos esforços, independentemente da nossa força, agilidade e estado físico/de saúde. Nos torneios, nos estágios, nem um médico. Nada. Relembro agora um estágio onde estive, em que um karateca levou uma pancada na cabeça, e o que lhe valeu foi o meu pai que me tinha acompanhado até lá, que sendo médico o pôde ajudar. A ambulância chegou meia hora depois.

Este ano completo 6 ou 7 épocas seguidas a praticar andebol. Nestes anos todos, passei pelas camadas jovens, participei em vários torneios particulares, em campeonatos oficiais da federação, inclusivé cheguei a jogar pela selecção de Coimbra. este ano é que fiz exames médicos (pedidos/feitos pelo clube...). Isto é inadmissível. E o que também é inadmissível é não haver um médico nos jogos, nem nos treinos, não há nada! À umas semanas atrás, tive de parar abruptamente num treino; no meio desse jogo que estávamos a fazer, o meu coração começou a bater descontroladamente, deixei de me sentir bem e não conseguia estar de pé porque estava totalmente desorientado... a única pessoa que lá estava era o meu treinador que me disse "senta-te que isso passa". E eu fiquei deitado no chão à espera de me sentir melhor. Realmente e felizmente aquilo passou, mas e se fosse outra coisa mais grave...

...e alguém do clube pediu para fazer novos exames? Não! Cada um trata de si...

E se isto fosse um caso isolado... mas isto é uma constante nas modalidades amadoras e nas camadas jovens... não há condições. E se os treinadores e atletas se insurgem contra estas faltas, porque é que as coisas não andam para a frente? Não percebo. Sinceramente não dá para perceber. Mas também há outras coisas... um atleta volta de uma lesão e não faz um esforço gradual, treina como se não tivesse acontecido nada; ou por exemplo, este fim de semana fui jogar a Braga, ao pavilhão de uma equipa que joga na 1ª divisão de andebol, e o campo estava com poças de água! POÇAS DE ÁGUA! E tivemos de jogar! Saímos de campo completamente arruinados, de tantas quedas. Aliás, não consigo mexer o braço esquerdo graças a isso.

Felizmente, nunca presenciei em campo algo de tão grave como o que se passou ontem. No entanto, já passei épocas em que estive mais tempo na fisioterapia do que a jogar. Já fui operado. Já vi grandes amigos terem de ser operados também, e de agoniarem no chão dos pavilhões, com atletas e treinadores e árbitros a olharem perplexos, sem saberem o que fazer. Uma época, em que estávamos à porta da 1ª divisão de clubes, tivemos oito lesionados na equipa; a equipa titular mais um suplente. Duas operações, um atleta que ficou parado para o resto da carreira por causa do joelho, outro que tinha espetado uma farpa do chão de um pavilhão, um ombro para o estaleiro, etc...

E é por isso que cada vez que entro em campo, peço a Deus que nada de mal aconteça a nenhum de nós. Mas isto é como aquela anedota do homem que quer ganhar a lotaria. Todos os dias pedia a Deus que fizesse com que ele ganhasse a lotaria. Mas nunca ganhava. Até que Deus lhe disse, "ao menos compra o bilhete de lotaria!!". Omeletes não se fazem sem ovos...

Adeus

Paulo Pinto

Marc-Vivien Foe


Miklos Féher

Alguém me explica o que se passa?

domingo, janeiro 25, 2004

...

escrevi e re-escrevi aqui, neste espaço em branco. Não dá para escrever nada. Tento olhar para trás, mas por alguma razão nunca me senti verdadeiramente chocado com a morte de um desconhecido. Já fiquei triste, já tive pena, mas chocado, genuinamente chocado como agora, nunca. Não vou escrever nada mesmo. Tudo o que possa escrever agora, ou é inútil, ou desnecessário, ou não corresponde ao que quero escrever. E há tanta coisa que quero escrever...

Continua como uma águia, e voa até ao céu. Que o último sorriso que fizeste, exactamente antes de partires, seja a imagem que fique na cabeça das pessoas para sempre. Que te lembrem para sempre, assim.

:)

Hoje, por mero acaso, ofereceram-me três fotografias, as quais me estavam destinadas à meses... vai fazer um ano em Fevereiro que as tirei. Lembro-me perfeitamente dessa noite. Eu não queria sair de casa. Por nada deste (e do outro) mundo. A minha melhor amiga veio com uma amiga arrancar-me de casa, levou-me para casa dela e vestiram-me de pessoa nova. De sonho intrínseco. Eu, as calças enormes os óculos o casaco justo o cabelo e o chapéu; Ela, o vestido os óculos o "meu" relógio e a carteira; Ela outra, a colegial.

Saímos sem expectativas para uma noite que eu não queria, não gostava e sempre tinha detestado. E nessa noite conheci aquela que mais tarde me viria a dar motivos para escrever sobre as reticências (e a prenda que me deste nessa noite, aquele pauzinho chinês?... pois, já não te deves lembrar...), conheci aquela que mais tarde me proporcionaria o "cafuné mais gostoso do mundo quando eu mais precisei", vi muita gente, vi muita coisa, fiz muita coisa, "perdi" o casaco, as chaves, o telemóvel, tudo...

... e troquei de chapéu contigo. E tu, será que ainda te lembras? ;)

Menina da Lua

Tinha aqui escrito um texto enorme. Falava de Maria Rita Mariano, do "Músicas", do concerto, da entrevista, do que veio a seguir. Do que senti. Do que sinto. No fim apaguei tudo, porque o que marcou aquele momento foi esta música, muito mais do que um "amor que se dá aos filhos da carne"; foram os olhos de Maria Rita quando falou na mãe. Foi fechar os olhos, e ouvir Elis Regina.

(e claro, indubitavelmente, foi pensar em ti, até porque estava a falar de ti)

Menina da Lua

Leve na lembrança
A singela melodia que eu fiz
Pra ti, ó bem amada
Princesa, olhos d'água
Menina da lua
Quero te ver clara
Clareando a noite densa deste amor
O céu é teu sorriso
No branco do teu rosto
A irradiar ternura
Quero que desprendas
De qualquer temor que sintas
Tens o teu escudo
O teu tear
Tens na mão, querida
A semente
De uma flor que inspira um beijo ardente
Um convite para amar


(falta aqui a imagem da menina na lua, mas a única que encontrei está copyrighted...)

sábado, janeiro 24, 2004

Uma Forte Razão

Não é por estar em exames que não escrevo. À semelhança do André Bonirre (numa fase mais conturbada da sua vida bloguística), simplesmente não escrevo por me sentir demasiado estúpido!

"Pensamentos desconexos" ou "O que se passa na minha cabeça neste momento" ou ainda "Se for mentalmente são, não leia isto, não tem o mínimo interesse

Acho que se devia acrescentar ao lote de "certezas irrefutáveis e empiricamente observáveis" que ligar a televisão na SIC ou na TVI a qualquer hora considerada normal é sinónimo de lixo, no entanto ligá-la a partir das 3 da manhã é saber que vamos encontrar uma série premiada e/ou que passe no prime time de qualquer outra estação televisiva.

(Stargate, The Others, That 70's Show, Seinfeld, Sex and the City, and so on, and so on...)

Tive a sorte de ver por acaso a repetição tardia do "Perfeito Anormal" em que o Alexandrino (penso que é este, é o mais palhaço desta nova geração de Professores Carambas, um quase-boneco do Herman José) foi protagonista; pérolas como o atender em directo do telemóvel, de uma chamada do Saddam; ou o descobrir de dinheiro na serra de Sintra, onde se encontra a Nona Porta, onde (pelos vistos) Hitler, Salazar, Saddam e outros, andam em alta folia; ou o caminhar por cima das águas (com galochas!!); passando ainda pela explicação sincera e segura do porquê de umas torres (claro que eram postos de observação para descobrir os homenzinhos verdes que chegavam de naves espaciais e aterravam ao pé da casa cinzenta que o Fernando Alvim via e ao pé da casa branca que o Fernando Alvim não via, porque havia lá um buraco onde os homenzinhos verdes se escondiam, "mas olha lá oh Alexandrino tu acreditas em vida nos outros planetas?" "Eu acredito no que sinto, eu nem acredito em mim, mas se me disserem que há vida nos outros planetas só têm de me dizer onde é que se apanha o autocarro para eu lá chegar"); aquele programa teve tudo, TUDO. Incrível. Eu nunca pensei ver o que vi.

E é impressão minha, ou eu ouvi o Takeshi Kitano dizer mal do seu mais recente filme? Pareceu-me ouvi-lo dizer que o "Zatoichi" tinha sido tão mau que foi isso mesmo que o levou a ter o sucesso que teve no Japão. Mas das duas uma, ou não se estava a referir ao "Zatoichi", ou eu ouvi mal, ou então foi o tradutor que nos estava a enganar a todos (sim, porque eu não confio em tradutores, então quando fui ver a conferência do Dalai Lama no TAGV...).

Acordei com uma dor tremenda no braço. Dói-me o nariz, precisamente no sítiozinho onde foi operado, as minhas costas estão fustigadas, não consigo dobrar o meu braço esquerdo, e tenho um hematoma do tamanho do estado do Texas e com a altura dos Himalaias, na minha perna esquerda (parece aqueles hematomas dos filmes Manga, está giro está...). Tenho jogo hoje.

Estou perdidamente apaixonado pela protagonista deste filme... aquele sotaque é tãaaao sexy. Aceitam-se propostas para irem comigo ver o filme.

Quatrooo observações

Primeiro, queria pedir desculpa aos clientes da "A Tasca" pela péssima frequência com que vos temos servido; eu levo a minha vida académica de uma forma extremamente despreocupada e alegre (mas consciente) e por isso ainda tenho algum tempo entre exames para vir aqui debitar devaneios, contudo os meus colegas de profissão Nuno, Moelas e Eskinado, substancialmente mais responsáveis (do) que eu, estão completamente MIA (missing in action) nessa grande luta que perpetuamos contra a ignorância e contra a estagnação intelectual, o estudo, a avaliação, o que lhe quiserem chamar...

Sinto que a "A Tasca" perde muito quando estes elementos não estão presentes, e por isso mesmo sinto a necessidade de escrever isto, num triplo sentido de desabafo, de pedido de desculpas (afinal de contas, o cliente tem sempre razão e, como dizia o saudoso Camacho Costa, "servir bem e bem servir, dá saúde e faz sorrir") e também como apelo a que a minha tão amada equipa volte, visto que não tenho contacto com eles à dias...

Pronto.

Depois, queria referir também o Eu e a Minha Sombra, que nos tem visitado muitas vezes, e o Flying to the mOon (Ming_Ue repara no pormenor do "O" maíusculo), que nos adicionou aos links, para gaudio nosso, e que agradecemos sinceramente :)

(by the way, o blog está lindo, o grafismo é muito apelativo, parece uma viagem à "minha" lua (não, não me estou a referir a ti Lua))

E queria dizer também que isto aqui, que isto aqui, é um cambada de gatunos, uma cambada de ladrões e uma cambada de chupistas!!!... Não, não é nada disto que eu quero dizer (embora me passe muitas vezes pela cabeça este pensamento, não em relação à "A Tasca" mas em relação a muitas outras coisas que agora não interessam nada, se é que alguma vez interessam...), o que eu quero dizer é que os servidores do mail da "A Tasca" não andam bem de saúde e por isso mesmo não temos podido responder aos mails todos, contudo não deixem de mandar!

E para o fim, um pequeno desabafo (mais um). Desabafo esse que se fosse "dito" em vez de escrito, era proferido muito baixinho, qual sentença de morte, da qual sentimos a ambivalência da fatalidade de o dizer e da esperança que ninguém o oiça... Foi ao ver as melhores Litradas que reparei que já não escrevo nada minimamente decente à muito, muito tempo. Não sei o que se passa comigo, as ideias foram todas embora, a qualidade da escrita (se é que alguma vez tive a mínima) desapareceu por completo, sinto-me estéril e seco por dentro, longe da Lua e desencontrado de mim mesmo. Tudo o que escrevo vem de dentro e do mais (pro)fundo do meu ser, e se há coisa que eu nunca serei, é hipócrita e mentiroso na minha escrita. Isso são pecados do mundo lá fora. No meu mundo, na minha escrita, não há lugar a isso, e por isso mesmo... que vontade tenho de desligar disto... deixar a "A Tasca" entregue às memórias das melhores Litradas que, sinceramente, me perpetuariam muito melhor do que qualquer coisa que eu possa escrever agora. Pronto, está dito.


Se és amigo da Microsoft, e detestas o Linux

Joga.

(se não fores, joga também)

Currículo escolar

O Ministério da Educação agora permite que qualquer pessoa verifique, online, o seu currí­culo escolar mesmo que já tenha terminado de estudar à 50 anos. Se quiseres experimentar para veres se o teu está correcto, entra aqui.

sexta-feira, janeiro 23, 2004

"A Tasca" Update

Como prometido novo "A Tasca" Update. Além da renovação dos links, temos agora uma secção chamada "As melhores Litradas", para aqueles momentos revivalistas ou para aqueles momentos em que, tal como eu, reparem que nós (Gerência) antigamente escrevíamos bem melhor.

(nos archives mais antigos há comentários que não estão assinalados, a solução passa por clicar nos comentários mesmo quando estes dizem "Garganta Seca: Álcool a zero", e lê-los)

E uma versão reduzida do "Cost of war" depois do inquérito, para nunca perdermos de vista o dinheiro que está a ser gasto numa caça aos gambuzinos...

A Gerência


"A Tasca" Update

Primeiro foram 24 horas seguidas de estudo (das 19 horas de 2ª feira até às 19horas de 3ª feira), para um exame que tinha tudo para correr mal (mas não correu), circuito iniciado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e concluído na saudosa sala de estudo da Associação Académica, passando pleas inevitáveis cantinas amarelas, azuis, dos grelhados e o Cartola.

Seguiu-se um período menor (mas muito mais gratificante) de lazer apenas, 18 horas non stop (das 18 horas de 4ª feira quando saí de casa, até ao meio dia de 5ª feira, quando voltei a entrar) em que o andebol, a casa da Bárbara, o Arroz de Maranhão, a Bárbara, a Lília, a Maggie, a Luísa, o jantar a comida e a bebida, a Associação, o café, a bolsa, o café entornado na bolsa, Cabo Verde, os Our Lady Peace, a cama da Bárbara, a companhia na cama da Bárbara e tantas outras coisas, foram protagonistas de uma noite inesquecível a muitos níveis.

Finalmente, dormi durante 9 sagradas horas, das 13 horas de ontem até às 22 horas de ontem.

E toda esta introdução entediante apenas para justificar o facto de não estar com sono nenhum e finalmente ter conseguido arranjar tempo para organizar o que lemos enquanto bebemos!

Esta remodelação à muito que estava planeada, contudo a falta de tempo não o permitia; ou porque ainda não tinha lido os blogs todos (gosto de ler o blog todo antes de o linkar, todos os archives incluídos) ou porque não tinha tempo e vontade de andar a mexer no código html do template da "A Tasca", cheio de bugs irritantes. De qualquer das formas, já está.

Assim, enquanto bebemos um bom Vinho do Porto, continuamos a ler o Aviz, a A Natureza do Mal, o Almocreve das Petas, o Dicionário do Diabo, o Flor de Obsessão, o João Pereira Coutinho Diários, o Sítio dos Haicais e relemos o defunto A Coluna Infame (escusado adjectivar cada blog, são todos geniais). No entanto, lemos agora também o Causa Nossa (grande equipa, grandes textos), o Médico Explica Medicina a Intelectuais (muito interessante, útil e necessário este blog), e o No Arame (foi uma enorme surpresa e uma enorme honra termos sido comentados pelo Alexandre Monteiro).

Entre Imperiais, Finos, Stouts e Minis continuamos a ler o Abrupto (confesso que este é o único blog aqui linkado que não consegui ler todo todo), o Baguete, o Blogue dos Marretas, o Bomba Inteligente, o Caderneta da Bola, o Nimbypolis, o Pastilhas e o Terras do Nunca, aos quais se juntam agora o A Forma do Jazz a Vir (muito, muito bom blog), o Little Black Spot (o blog com o nome mais apelativo que conheço, e não se esqueçam de visitar também o site análogo, "em permanente construção", aqui) e o recém nascido Possibilidade do Sentir (de Anabela Mota Ribeiro).

Naqueles momentos de folia (que bela palavra esta, "folia"), em que só a Sangria interessa, lemos o João Seabra, o Desactualizado e Desinteressante, o diFÁCIL, o Gato Fedorento, o Le Tasque (ou a Tasqueira), o O Meu Pipi e o O mundo da Rata Maluka. Descubram-nos ou re-descubram-nos.

Nas autênticas pomadas as tão esperadas entradas dos Divãs, de Portugal e do Cinéfilo, do A malta e do Carta de Amor, que se fazem companheiros dos mais-que-bons Contrariedades e A tribo dos sonhos.

O Ilegítima Defesa continua solitário nas Caipirinhas, enquanto o The dullest blog in the world se mantém firme e hirto nos Bagaços.

Ainda hoje deve haver novo "A Tasca" Update, por isso mantenham-se atentos.

A Gerência


"Entre Nós"

"Entre Nós" é o título de um programa que vi na RTP África, não sei se exclusivo desse canal se apenas a repetição em diferido de um programa da RTP 1 ou da 2. O que também não interessa nada; porque repetição ou não, programas destes são sempre bons de se ver uma e outra vez. Um rapariga muito nova, loirinha, e com uma cara tão feliz de quem nasceu num conto de fadas e de lá ainda não saíu, conversava amigavelmente com Pilar Homem de Melo, sobre o seu último registo discográfico, "Põe um bocadinho + alto".

No início ainda tivemos direito a uma música, tocada ao vivo pela própria Pilar, um fundo preto, uma mulher, uma guitarra, uma grande voz. Exactamente como eu gosto. Depois da música, uma entrevista que justifica plenamente o título do programa: a apresentadora conduziu muito bem as perguntas e os àpartes, os comentários e tudo o resto (incluindo aquilo que não é directamente perceptível), e estava criada uma relação de intimidade entre ela, a Pilar e o espectador em casa. Como se estivéssemos juntos num café, numa sala, no fim de uma refeição, a abobrar, a partilhar memórias...

E o brilho com que cada uma falava, era demais... realço os olhos de Pilar Homem de Melo, que pareciam poder derramar lágrimas a qualquer momento...

Já agora, e que falamos em música, não percam o "Músicas" no novo canal Dois ou A Dois ou ainda Dois.tv, à meia noite de sábado, com Maria Rita.

E também outro apontamento, ouvi pela primeira vez Vanessa da Mata, incompreensivelmente estranho como só agora descobri esta voz tão límpida. ("Vanessa quem?"; esta)

Bossa rulez :)

quinta-feira, janeiro 22, 2004

Os Divãs

Prevejo que algo de muito importante está para acontecer à pacata vida desta tasca!

Entretanto sugeria que que se adicionasse aos links permanentes dois divãs, o de Portugal e o do Cinéfilo. As categorias ficam ao critério do gerente da Gerência da Tasca.

quarta-feira, janeiro 21, 2004

Mais outro

O meu segundo exame consecutivo em que, sem pegar num livro, aquilo me corre extraordinariamente bem. Não percebo porque é que nos dão duas ou mais horas para fazer aqueles exames, eu acabei o meu em 40 minutos exactamente. Mas pronto, em jeito de falsa analepse, aqui vão umas elações sobre a faculdade:

COISAS QUE DEVES SABER ANTES (E DURANTE... E DEPOIS!) DE ENTRAR NA FACULDADE:

1 - Não importa o quão tarde é a tua primeira aula, vais chegar atrasado e dormir durante ela toda.

2 - Vais mudar completamente e nem vais notar.

3 - Podes amar várias pessoas de maneiras diferentes.

4 - Alunos de faculdade também mandam aviões de papel durante as aulas.

5 - Se assistires às aulas calçado, toda a gente vai perguntar porque é que foste tão chique para a faculdade.

6 - Cada relógio no prédio mostra uma hora diferente.

7 - Se eras inteligente no secundário... azar o teu!

8 - Não importa tudo o que prometeste quando passaste nas especificas, vais às festas da faculdade, mesmo que sejam na noite anterior ao exame final.

9 - Vais poder saber toda a matéria e mesmo assim correr mal o exame.

10 - Podes não saber nada da matéria e tirar dez.

11 - A tua casa é um óptimo lugar para visitares.

12 - A maior parte da tua educação é adquirida fora das aulas.

13 - Se nunca bebeste, vais beber.

14 - Se nunca fumaste, vais fumar.

15 - Se nunca fodeste, vais foder.

16 - Se não fizeres nada disso durante a Faculdade, não farás nunca mais na vida, a não ser que faças um novo curso.

17 - Vais tornar-te uma daquelas pessoas que de quem os teus pais disseram para não te meteres com elas.

18 - Psicologia é, na verdade, Biologia.

19 - Biologia é, na verdade, Química. Química é, na verdade, Física. E Física é Matemática.

20 - Ou seja, mesmo depois de estudar durante anos, não vais saber nada.

21 - Sentir depressão, solidão e tristeza, não são coisas de quem não tem mais nada que fazer.

22 - Vais sempre prometer que no próximo semestre, vais estudar mais, festejar menos, mas sempre acontecerá o contrário.

23 - As únicas coisas que compensam a faculdade são os amigos que farás lá.

24 - Não verá a hora de terminar a Faculdade.

25 - E quando terminar, perceberás que foi a melhor época de toda a tua vida.

(o meu próximo exame é so de sexta a oito... porque Estatística como é mais que óbvio, fica para julho... por isso hoje e durante os próximos dias vou-me desforrar... mas a "A Tasca" continua aberta!)

terça-feira, janeiro 20, 2004

João!

João não penses que não leio o Divã, simplesmente estou numa jornada de doze horas seguidas a estudar matéria que não interessa para nada... já tenho resposta formulada, mas como os olhos se iam fechando enquanto lia o teu post porque estou mesmo muito, muito cansado, prefiro aguardar e lê-lo com mais calma.

Boa discussão, by the way ;)

(Agora vou dormir, que amanhã tenho exame)

O Céu Sobre Berlim

A blogosfera parece infinita (e talvez o seja). Encontrei este blog do qual gostei e achei culturalmente muito forte.
Fica aqui o link.

Resultado 2

Somos efectivamente campeões (distritais)! Podem conferir tudo aqui.

Estudar compensa.

Ontem enquanto estudava nas cantinas amarelas, encontrei uma nota de cinco euros no chão. Ainda dizem que estudar custa... a mim até rende.



(o pior é que ao ritmo de cinco euros por noite de estudo só chego ao fim do ano com dez euros no bolso, no máximo!)

A senhora e as amigas da senhora (dos serviços públicos)

Há coisas que não consigo compreender. Mas que fatalmente acontecem. Porque é que quando estamos num sítio público, seja uma repartição de finanças, um banco ou uma biblioteca (mas neste caso imaginem uma biblioteca, silenciosa e pejadinha de gente), e precisamos de uma informação ou de um esclarecimento, e estamos com pressa (factor este não essencial, mas a considerar, vide Alberto Dias Carvalho), há sempre uma senhora de meia-idade do outro lado do balcão, com um cabelo muito mal pintado, com um penteado que já era retrógado nos anos 50, e com uns óculos do tamanho do buraco do ozono por cima do Pólo Sul, que a)insiste em não nos atender e b)na eventualidade de Deus descer à Terra e conceder o poder de acontecerem milagres e, consequentemente, sermos atendidos pela dita senhora, fala-nos tão, tão, mas tãaaaaaaaaao baixinho que é impossível ouvi-la, quanto mais percebê-la; entretanto ela cansa-se de repetir os "não-sons", vira-nos as costas e pimba, lá temos nós que esperar que Deus desça de novo à Terra e que os milagres se dêem de novo para podermos ser atendidos. (ainda dizes tu que Deus não ajuda, Eskinado!!)

Mas o mais curioso é que se eventualmente cometemos algum erro, ou temos uma dúvida que é mais que básica para o comum dos mortais, ou precisamos de uma informação potencialmente embaraçosa, a voz da tal senhora ganha proporções colossais, contornos épicos e dimensões biblícas!!!, e de repente o termos queimado a última cópia original dos Lusíadas, ou o precisarmos de saber onde é que é a casa de banho ou ainda o quanto custa uma embalagem de preservativos XXL, são todos assuntos públicos e do conhecimento de toda a gente que estiver nas imediações! E é impossível parar a senhora neste momento. O mundo podia ruir, mas a "matraca" da dita cuja não pára nem por um segundo nem diminui a intensidade do som. E quando já todo e qualquer ser vivo num raio de dois quilómetros já ouviu a senhora, e inclusivé até já cessaram as gargalhadas e/ou olhares e comentários de reprovação, eis que do nada aparecem as AMIGAS DA SENHORA; vindas de outros serviços públicos, estes espécimes conseguem desafiar e dominar a física quântica de modo a deslocar-se instantaneamente de um sítio para outro (não obstante nunca estarem onde precisamos quando precisamos delas), e chegam no preciso momento em que a senhora está a acabar de contar a mesma história pela 39875ª vez, e prestes a começar a 39876ª. Ouvem atentamente, movendo ocasionalmente a cabeça em sinal de reprovação e é quando a senhora acaba de contar a história que, incrivelmente, tudo se cala. O silêncio retorna, e quando nós, estupefactos, nos preparamos para abandonar a sala e fugir para o Congo, eis que se viram em uníssono (há casos de vítimas inocentes que juram que a senhora e as amigas da senhora rodam apenas os pescoços, como a Linda Blair no Exorcista), aguardam dois sucintos segundos durante os quais fitam o pobre coitado que pára petrificado, e executam o golpe final: seis vozes estridentes a derramarem enchentes de "OH SANTINHO...!!" "OH MINHA FILHA!!" "AI CREDO!!" "VALHA-NOS DEUS NOSSO SENHOR!!" "TAMBÉM HAVIA UM ASSIM NO MEU PRÉDIO OH SE HAVIA..!!!" e pronto, aí a pessoa perde os sentidos e inconsciente reza para que só acorde quando estiver num hospital bem longe ou, na pior das hipóteses, na morgue (o que é um destino melhor do que o manter-se consciente perante aquelas catatuas impossíveis dos serviços públicos).

E quando caímos no erro de pedir um favor? Porque é que nunca podem fazer nada? E como é que arranjam desculpas tão criativas?
-"Olhe desculpe, é que acabei de descobrir a cura para a SIDA, a solução para acabar com a fome no mundo e ainda qual é efectivamente o sentido da vida, e precisava de as ir comunicar à humanidade mas não tenho rede no telemóvel aqui dentro, será que não poderia olhar pelas minhas coisas enquanto vou telefonar lá fora?"
-"Ai ai acho que não vai poder ser..."
-"Oh tem a certeza, não dava para dar um jeitinho, é rápido são só 5 minutinhos.."
-"Oh minha filha, mas não vês que estou atarefada?"
-"Mas mas... está a ler a "Maria" do mês passado e já se foi tudo embora não está cá ninguém, era só para não me roubarem ou estragarem a cura, a soluç..."
-"OH FILHA, tu vai lá, mas não posso olhar pelas tuas coisas, se tas roubarem paciência, ainda à uns dias lá no meu bairro roubaram um secador de cabelo ao Roberto, o traves..."
-"Mas as coisas tão atrás de si..."
-"...ti lá da zonÁi não posso, agora estou virada para a frente..."
-"Mas elas nem a um metro de distância estão de si..."
-"OH SANTINHA MAS TU NÃO VÊS QUE ESTOU COM A CADEIRA [n.d.r. daquelas cadeiras que rodam] VIRADA PARA A FRENTE?"

E quando se armam em cavaleiras da educação e protectoras do bom costume?
-"OLHA LÁ MAS TU TENS CONSCIÊNCIA QUE ESPIRRASTE?!?! TENS?!?!?! MAS TU NÃO TENS CONSCIÊNCIA QUE ISTO É UMA BIBLIOTECA E QUE QUEREMOS SILÊNCIO?!?!?!? É ISSO MESMO, ÉSSE - Í - ÉLE - Ê - ÉNE - CÊ - Í - Ó !!! SILÊNCIO!!! E NÃO ESTEJAS A OLHAR PARA MIM COM ESSES OLHOS COMO QUEM NÃO SABE DO QUE ESTOU A FALAR E COMO SE EU ESTIVESSE AOS BERROS [n.d.r. que está efectivamente] !!! É QUE ESTA GENTE FAZ MAL E DEPOIS NÃO TEM RESPEITO PELOS OUTROS E DEPOIS NEM QUEREM SER CRITICADOS E CHAMADOS À RAZÃO!!! MAS EU NÃO SOU ASSIM!!! POIS NÃO!!! OLHA LÁ E TU AÍ NO CANTO NÃO ME ESTAVAS A OUVIR??!?!? NÃO SABES QUE O RESPEITINHO PELOS MAIS VELHOS É MUITO LINDO?!?!? OLHA... (continua)"



(Imagem típica da senhora, quando acorda pela manhã e antes de cortar o buço, não se deixem apanhar!)

Grande coisa!

Reza a história que Newton era tão distraído que um dia atirou o seu relógio de bolso para a água a ferver, tendo ficado a controlar o tempo de cozedura com o ovo na mão. Grande coisa! Uma vez, quando eu era pequenino (ainda mais), o meu pai levou para casa um miúdo diferente, tendo ficado a minha pessoa no infantário o resto do dia.

segunda-feira, janeiro 19, 2004

Resultado 1

O departamento não rebentou. O químico que há em mim não despertou. Vamos ver logo à noite.

Que dias tão cheios!

Logo à tarde vou-me armar em químico, na esperança que o departamento rebente todo antes de acabar o exame. Mais logo vou-me armar em basquetebolista na esperança de ser campeão (regional) pela primeira vez na vida.

As espectativas são elevadas, tudo pode acontecer!

Ao terceiro bip

serão 4:01 da manhã... bip... bip... bip.

Jogo lógico

Aqui vai um pequeno problemazinho para o pessoal resolver.

A população de uma aldeia é constituída por seis homens (que, para simplificar, designarei pelas iniciais A, B, C, D, E, F) e pelas suas mães.
Cada uma das mães é viúva e casada, em segundas núpcias, com um dos outros cinco homens.
Assim, a esposa de D faz notar a mãe de C que ela (esposa de D) se tornou bisavó (por afinidade) da esposa de E, que A se tornou avô de B e que a esposa de F se tornou nora da neta da esposa de C.
Quem casou com quem?

Nada de nada

Custa parar. Custa-me parar. Olho em volta, e salto de fora para dentro, procuro-me e não me encontro. (re)Vejo sonhos, rasgo-me em desejos, cheiro memórias, tropeço na saudade "do que nunca foi", e dou por mim a afogar-me em mágoas e desespero, em sonhos perdidos em desejos perdidos em memórias perdidas, em sonhos cegos em desejos cegos em memórias cegas, em sonhos que já não sabem a nada e não cheiram a nada em desejos que já não sabem e não cheiram em sonhos e desejos que são nada.

Nada Nada Nada

Paro é sinónimo de sossego. Mas é quando paro que me inconformo no meu desassosego. O mundo para e eu também, a poeira assenta, e, como dizia Beckett, é "quando toda a poeira assentar... quando toda a minha poeira assentar", que vejo tudo mais nítido e que a loucura é a consciência e a lucidez de quem vê mais que eu e além de mim, de quem abriu os olhos sem medo à muito tempo. De quem parou e assim ficou. Sem medo de lá parar, sem medo de lá ficar.

Era tudo muito mais fácil quando olhava para o lado e lá estavas tu...

domingo, janeiro 18, 2004

O telefone

Ah e não deixem de ler o brilhante post sobre o telefone, no Ilegítima Defesa... estarão as leis de Murphy a serem ultrapassadas pelas leis de Larissa?

Vota MST (ou não)

Eu, que nem gosto do Miguel Sousa Tavares, não posso deixar de elogiar este artigo. Contudo ainda não votava MST nas eleições americanas (como dizia o jmf).

Lalalala

"-Oh pai, oh páaaaaii!!!
-Diz filha.
-Hoje fui à escola, e aprendemos os números e os meninos só sabiam contar até 5, mas eu sabia contar até 10!!
-Muito bem filha...
-Será que é por eu ser loira?
-Se calhar filha, se calhar...

...

-Oh pai, oh páaaaaii!!!
-Diz filha.
-Hoje fui à escola, e aprendemos o abecedário e os meninos só sabiam até ao J, mas eu sabia até ao Z!!
-Muito bem filha...
-Será que é por eu ser loira?
-Se calhar filha, se calhar...

...

-Oh pai, oh páaaaaii!!!
-Diz filha.
-Hoje fui à escola, e tivemos educação física e nos balneários eu vi que as meninas não têm maminhas, enquanto eu tenho umas tão grandes!! Será que é por eu ser loira?
-Não filha, se calhar é porque tens 24 anos..."

Adenda

Epah, eu não sou gajo para escrever este tipo de coisas, ainda por cima estamos numa tasca e comportamentos destes não se têm... mas, depois de um período conturbado, em que a permanência do Eskinado na equipa se manteve uma incógnita, eis que ele volta em grande! Um mail em grande para a caixa postal da "A Tasca", um assunto e um post em grande, e também um comentário em grande! Muito, muito bom, sinceramente só é pena que vás emigrar outra vez e que não saibamos quando voltas Eskinado...

Aqui está o comentário: "Pois, por falar em pedofilia, vocês devem com certeza lembrar-se que a Bélgica à poucos anos atrás se viu a braços com o maior escândalo de redes de pedofilia do mundo! Levou um A+! E Portugal está como está e fica em 5º!
Será que isto quer dizer alguma coisa! Quem foi o júri deste ranking? A quantos votos tinham direito padres Fredericos, Carlos Cruz, Bibis e afins??"

Muitas e muitas litradas à pala só para ti Eskinado, mereces!

sábado, janeiro 17, 2004

Últimas estatísticas!

"Portugal é actualmente o 6º melhor país para as crianças, num total de 80 países analisados pela Population Connection, uma organização norte-americana.

O estudo, divulgado esta segunda-feira, teve como base as condições gerais de vida em que vivem as crianças em países com mais de 10 milhões de habitantes.

No topo desta lista surge a Bélgica, que recebe a nota «A+», seguindo-se a Holanda, Austrália, França e Reino Unido."

Página da Organização

A Igreja

O assunto que despoletou com o post do Eskinado é muito complexo e ramificado, mas igualmente muito interessante. É legítima a divergência de opiniões, é legítima também a discussão, é legítima também a dúvida e a ignorância de certas questões.

Indo por partes, começo por pegar no que o Eskinado escreveu; não se acredita em Deus ou num Deus, justificando essa crença pelo empirismo. Simplesmente não tens factos directamente observáveis que possam corroborar a existência ou não de Deus. Ou seja, tu ou acreditas ou não acreditas, baseado única e exclusivamente na Fé. É algo íntimo e intrínseco, que só tu podes sentir se é forte ou não e para que é que te inclina a acreditares (se num Deus bom, se num Deus mau, ou no que fôr). Por outro lado, e agora relacionado com a questão que o Nuno levantou, não é minimamente necessária a união, a "filiação", com qualquer instituição religiosa para acreditares ou adorares ou mesmo que não acredites nem adores, respeitar os ideais de Deus ou de um certo Deus. Pessoas há que toda a sua vida praticaram o mal, sem remorso, sem nexo inclusivé, e nunca se "filiaram" ao satanismo; tens pessoas também que não acreditam em Deus, mas que praticaram o bem ao longo da vida. O importante é o seguir caminhos correctos, é fazer o bem (ou pelo menos tentar), é o ter consciência que somos seres imperfeitos e que muitas vezes erramos mas saber admitir o erro e saber responsabilizar-nos e saber melhorar com isso, independentemente da crença que se tem ou à qual se une.

Tu Eskinado, acreditas que havendo um Deus, teria de ter criado um mundo em que os homens fossem perfeitos, e em que tudo fosse perfeito, porque à mínima incongruência que se surgisse lá estaria Deus para evitar que a irresponsabilidade dos homens causasse danos... essa é a tua visão, talvez um pouco conformista; porque vejamos, a vida, com altos e baixos, é um constante superar de nós próprios, é um constante superar de situações, é o saber enfrentar situações pérfidas e o saber acolher situações de felicidade... normalmente a ideia de que tudo seria melhor se não tivéssemos problemas nenhuns e fosse tudo perfeito e utopias do género, surge quando estamos numa situação complicada, que temos de decidir e resolver (ou simplesmente aceitar, por mais difícil e incompreensível que seja...), quando era tão mais fácil desresponsabilizarmo-nos ou pedir a alguém que o fizesse por nós. Como escreveu o Beyonder "Deus não é uma babysitter contratada para impedir a cada momento que nos magoemos. Deu-nos discernimento para tomarmos as nossas decisões e não podemos culpar a sua falta de intervenção de cada vez que nos magoamos. É que muitas das vezes estava nas nossas mãos termos evitado a mágoa ou depende de nós corrigir a situação. Deus não pode ser uma desculpa para cada um de nós se desresponsabilizar."

O Homem é imperfeito. Erra. Erra quando rouba, erra quando não estuda, erra quando estraga uma amizade, erra quando não arca com as consequências, erra quando não tenta melhorar ou reparar o erro, erra quando, fruto da ganância e outros, leva à destruição da Natureza. Mas o objectivo é o de não errar, o de tentar não errar, o de melhorar sempre, o de ser sempre melhor.

Quando morre alguém, é-nos difícil perceber porquê. Porquê a nós, porquê a eles, porquê?!?! Pressupostamente para um cristão a morte seria mais fácil, pois acredita que há um Paraíso depois da morte; mas a morte dói sempre, e tende a ser ou a parecer-nos inexplicável durante a nossa vida terrena. Porquê o terramoto de Bam? Seriam as pessoas todas más? Não. Claro que não. Até poderiam ser as melhores pessoas do mundo. Mas esse terramoto pode ter acontecido porque o Homem consome o planeta até levar a desequilíbrios ecológicos que levem a que fenómenos desses aconteçam, pode ter acontecido porque o nosso planeta simplesmente "é" assim, pode ter acontecido por milhentas razões que nós nesta fase da nossa evolução e conhecimento não temos sequer a mínima consciência que existem... Queremos respostas? Queremos. Têmo-las? Não. Mas o cristão acredita que depois da morte terá essas respostas, provavelmente impossíveis de explicar durante a existência terrena...

No fim de contas, tem muito a ver com os teus ideais, com as tuas convicções, com o que queres fazer de ti e da tua vida e da dos outros, com o que aquela "vozinha" dentro de ti te diz... a "filiação" ou união a uma religião, sinceramente e no meu ponto de vista, ainda é o menos relevante. Numa altura em que parece que há cada vez mais assassínios, mais roubos, mais corrupção, acho mesmo que o mais importante é as pessoas, independentemente das convicções ou "filiações" religiosas, tomem consciência de que o livre arbítrio que lhes foi dado é para (ou deveria) ser utilizado de forma benéfica e não auto-destrutiva, responsabilizando depois outros...

Um exemplo... ontem magoei um amigo. Provavelmente estraguei uma amizade. Fiz aquilo de propósito? Porque me apeteceu? Não. Isso desresponsabiliza-me de alguma forma? Não também. As minhas convicções dizem-me que mesmo que a situação tenha sido devido fundamentalmente a um culminar de situações que poderiam ter sido evitadas (não por mim, mas pela outra pessoa em questão), que devo ver o que fiz mal e reflectir sobre certos aspectos para que não volte a acontecer. Eu não posso dizer aos outros para mudarem o que erraram (quando muito posso tentar fazê-los ver). Mas posso mudar o que errei. Isto em qualquer situação, seja de que lado fôr e no que fôr, sobre o que fôr! É importante tentar fazer sempre o bem.. mas quando não o conseguires arrependeres-te se for caso disso (o arrependimento tem de ser sincero) e mudar/melhorar. É num Deus assim que eu acredito.

Quanto à questão "simples" do Nuno (essa do "simples" foi brutal oh Nuno) , de simples não tem nada. Antes de mais, e porque todo este texto no fundo é uma opinião pessoal, acho que devo dizer que estou, usando as palavras do Nuno, unido à Igreja. Contudo não estou em acordo com ela em muitas coisas; e no entanto, é a religião que mais se identifica com os meus princípios (também se pode levantar aqui outra questão, será que se o nosso país fosse maioritariamente budista e eu tivesse tido mais contacto com essa religião, será que o cristianismo seria ainda a religião que mais se identificaria com os meus princípios? E teria eu também os mesmos princípios?) e esta minha "união" deve-se quase exclusivamente aos princípios primeiros utópicos de amor e paz e comunhão com o outro, do que propriamente com certas "ramificações" e certos "princípios" criados no decorrer do tempo, a maior parte imperfeitos, porque criados pelo Homem, ainda por cima porque muitas vezes movidos por interesses não espirituais e do bem-estar da sociedade, mas sim por defeitos terrenos. Ao mesmo tempo, estando "por dentro", penso que posso criticar com mais credibilidade e tentar melhorar efectivamente as coisas. Por outro lado cumpro certos rituais, basicamente por questões de Fé, mas estando por dentro compreendo muitas das críticas que vêm de "fora". Porque a Igreja é como tudo na vida, há coisas boas e há coisas más. Isto em relação às celebrações, aos padres, aos bispos, freiras, etc...

Mas não é esse o ponto que quero focar. A questão é que, àparte de convenções como que as mulheres não podem ser padres ou algumas outras que se criaram, há algo que realmente me choca, que é essa riqueza que, como o Nuno disse, a Igreja ostenta, enquanto milhões de pessoas morrem de fome e no limiar da pobreza. Mas uma vez em que estava a reflectir sobre este assunto, tentei explorar ao máximo os dois lados da questão; e houve um argumento no qual eu não tinha pensado até então, que seria o facto de, com o crescimento de tantas seitas que progressivamente vão ganhando mais poder económico,social e político, não seria preciso um estado forte economicamente que pudesse fazer subsistir imensas obras caridosas, que pudesse também ao mesmo tempo ser um símbolo que levasse as pessoas a acreditarem mais (uma religião baseada num andar a cair de podre num bairro social dificilmente terá alguma credibilidade) e que fosse capaz de patrocinar viagens e missões evangélicas. E aí entraria o estado do Vaticano.

Mas, para mim, isto é tudo uma desculpa esfarrapada. A Igreja em muitos aspectos foi corrompida pela cobiça e por interesses instituídos. Por isso é que eu não acredito numa Igreja simbólica e material. Eu acredito é na Igreja que são as pessoas, e neste caso até incluo as crentes e as não-crentes, as pessoas que fazem o que podem para que este mundo seja um local melhor, que lutam para minimizar o sofrimento que prolifera.

Quanto ao que o Nuno escreveu, em relação ao "tomar medidas concretas, activas", não posso concordar totalmente. Porque se por um lado acredito que o ideal seria a repartição de toda aquela riqueza acumulada, nomeadamente no Vaticano, pelos pobres e pelos países subdesenvolvidos, acho que essa seria A medida concreta e A medida activa, não obstante não existirem outros tipos de medidas que são tomados. A Igreja, apesar de tudo, patrocina, organiza, concretiza e responsabiliza-se por inúmeras missões de caridade, nomeadamente nos países subdesenvolvidos onde, independentemente dos objectivos mais nobres ou menos éticos que o senso comum lhes possa atribuir, é a Igreja que constrói poços de água, que constrói escolas e hospitais, muitas vezes sem a mais pequena ajuda de qualquer governo. Por outro lado, lembro-me de uma vez, quando ainda andava no ensino básico, de numa visita de estudo ter visto o testemunho incrível de uma freira que falava com um amor estupendo, que emanava dos poros, dos olhos e em cada palavra que ela proferia. Ela, e as muitas outras que lá estavam, acreditavam tanto no poder da oração que se resignaram a uma vida de clausura, que para nós seria um tormento, mas para elas é uma honra, para poderem passar o dia todo, os dias todos, a rezarem por todos nós. Alguém perguntou, "então mas porque é que passam o dia todo a rezar?" ao que ela respondeu "Se não rezássemos pelo mundo e por todos nós, quem o iria fazer?". Para ela, e para elas, o poder da oração muda efectivamente as coisas. Para as pessoas que não acreditam nisso, a atitude delas é insignificante. Mas para elas, aquela seria a atitude mais activa dentro das capacidades delas que poderiam fazer.

Como tudo, há coisas boas e há coisas más. E como tudo, esta é só uma opinião. Muito bons posts do Nuno e do Eskinado, e grande discussão, ainda mais porque está a ser surpreendentemente correcta. Que assim se mantenha. Ámen ;P

Várias Questões

Concordo em grande parte com o que o amigo Eskinado disse no post anterior e vou entrar pelos caminhos que ele não queria entrar.

Coloco uma questão simples:

É legítimo a Igreja ostentar tamanha riqueza quando há milhões de pessoas a morrer por minuto, nos países subdesenvolvidos. A sua acção, sendo ela o representante de Deus, não era tomar medidas concretas, activas? No entanto continua-se a fazer o peditório para as instituições religiosas e os seus representantes máximos falam de paz e amor para esse países sem nada fazerem por isso.

Uma parte do mundo morre de supernutrição, enquanto que outra morre de subnutrição. Irónico, não?

Outra questão que gostaria de colocar:

É absolutamente necessário a união com uma qualquer instituição religiosa para adorar Deus?

Resposta

Gostava de responder aos comments que fizeram ao meu post anterior!
É que eu quando pergunto onde está esse Deus não estou, na realidade, em busca dele, mas sim acusando-o de ter criado seres totalmente imperfeitos!

Apesar de tudo eu nem sei se o hei-de acusar de alguma coisa, pois na realidade eu nem sequer acredito num Deus, não acredito que o nosso mundo tenha sido criado por um ser superior, pois há muita gente inocente a sofrer e a morrer por esse planeta fora, e não me venham dizer que essas pessoas que morrem em guerras, terramotos, FOME, algum dia não tiveram o discernimento necessário para agir e evitar uma vida sem rumo, plena de sofrimento!

Qual foi a missão de vida de melhares de pessoas em Bam?? Nasceram para morrer num terramoto? E quando é que lhes deram a opção de evitar esse terramoto?
Se calhar esse Deus não tem poder suficiente para evitar um terramoto... Mas assim que poder tem afinal Deus?!?!?
E refiro-me só a Deus porque não quero entrar por caminhos ainda mais preocupantes como a Igreja!

Amizade

Também eu vi essa série. E por curioso que pareça, as mesmas dúvidas surgiram na minha cabeça, inclusivé algumas pelas mesmas palavras que o Moelas utilizou. A Amizade quando é verdadeira passa por tudo. E tem de tudo. Porque é tudo. Tem muitas coisas boas e, infelizmente, também algumas coisas más. Este, provavelmente, vai ser o último post que eu escrevo sobre este assunto, nos próximos tempos, porque invariavelmente iria recorrer a situações do dia-a-dia, algumas muito frescas. E o que se tem a dizer, diz-se na altura, e felizmente não foi preciso guardar nada para um post ou para um comentário ou para uma mensagem ou o que fosse, porque o que foi dito, foi dito.

Mas a Amizade passa também por perdoar. E perdoar não é só dar o primeiro passo, e avançar com desculpas e reconhecimentos de responsabilidade, nem é só o aceitar de desculpas, por si só. É um processo, conjunto. E é o reconhecer que o que acontece, não acontece nunca sozinho, e por si só.

O senso comum diz-nos para não fazermos aos outros, o que não gostaríamos que nos fizessem a nós. E isto é regra para qualquer Amizade. Porque se um amigo me faz alguma coisa, e pede desculpa, é porque reconhece o erro. Mas eu devo também ver se foi por minha culpa também, que o outro errou. Isto não é o retirar ou minimizar de culpas de ninguém, nem sequer um "relativizar" de culpas, mas sim um reconhecimento de responsabilidades. Eu sei que agi mal. Mas também sei que não agi assim porque me apeteceu. Tal como o outro deve pensar Eu estou magoado com a atitude. Mas essa atitude não surgiu do nada, e alguma coisa a fez despoletar. Ou por razões exteriores a mim. Ou por mim.

No fim de contas, a mágoa fica sempre. Esta sim é que pode ser relativizada, ou eventualmente minimizada. Se alguma vez desaparece? Não sei. Mas que pode ser minimizada? Não sei também. Porque é algo que requer duas (ou mais) vontades.

"Irmãos de armas" uma vez, irmãos de armas para sempre.

"Irmãos de armas"

Acabou hoje uma das séries mais bem conseguidas que eu alguma vez vi e que até ao momento mais me marcaram, "Irmãos de Armas". Apesar de o canal televisivo que a transmitiu ter estabelecido um horário completamente aleatório em termos de dias e de horas, emitindo sem nenhuma ordem de dias, e às horas a que lhes desse jeito (desde de que fosse a partir da meia noite), consegui quase que por milagre ver todos os episódios. Mesmo sabendo que aquilo que eu estava a presenciar era apenas um filme (não quer dizer que na realidade não possam ter acontecido coisas muito parecidas com aquilo ou ainda piores) toda aquela acção, todo aquele companheirismo, todas aquelas amizades, todo aquele sofrimento, deixou-me marcado e emocionado, deixando-me até a pensar na minha vida e nas amizades que eu tenho. Será que por passarem uma guerra juntas as pessoas ficam com laços de amizade fortíssimos? Será que é por aquilo que se vive que se fica amigo de uma pessoa? Será por aquilo que se sente? Ou será um pouco das duas coisas??
O certo é que quando fazemos amigos, fazemos amigos para vida inteira (umas vezes sim, infelizmente... outras não).

Onde está esse Deus?

Muita gente me critica por falar desse suposto Deus sem respeito, por quem acredita ou coisas do género! Mas há alturas em que olho à minha volta e pergunto-me a mim mesmo se o que está a acontecer seria possível se realmente existisse um controlo positivo da sociedade por parte desse mesmo Deus!
E não me refiro a grandes acontecimentos como guerras, terramotos ou coisas desse género, mas refiro-me apenas a acontecimentos como uma briga verbal e corporal entre dois grandes amigos! Como é possivel isto acontecer?!?!?! Que será que esse Deus anda a fazer para deixar que este tipo de coisas aconteça??
Sinceramente fiquei chocado quando vi uma coisa como esta!!

Para mim, uma simples razão como esta impossibilita-me de encarar a hipótese da existência de um ser superior que comande um mundo ou o que quer que seja!


sexta-feira, janeiro 16, 2004

Globalização

Bom, agora que já falei sobre o amor, vou falar sobre a descoberta da minha vida!
Toda a vida andei enganado sobre o significado de globalização! (se calhar nem nunca soube bem o que isso é)
O que eu queria mesmo dizer é que enquanto vagueava por esse universo virtual que é a internet dei de caras com a verdadeira definição de globalização!
E agora é aquela altura em que vocês perguntam, O QUE É A GLOBALIZAÇÃO??
E eu respondo:

A globalização é a morte da princesa diana!

Estupefactos? eu não ficava, pois a explicação é simples:

Uma princesa inglesa com um namorado egípcio tem um acidente de carro num tunel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bebado de whisky escocês , que era seguido por paparazzis italianos, em motas japonesas;
finalmente a princesa foi tratada por um médico americano.

Já para não falar de que este texto é-vos apresentado por um Português, usando tecnologia de Bill Gates, e você provavelmente estará a ler isto num clone da IBM que usa chips feitos em Taiwan, e num monitor coreano montado por trabalhadores do Bangladesh numa fábrica de Singapura, transportado em camiões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotado por mexicanos e finalmente vendido a ti por judeus.

Isto é, caros clientes, GLOBALIZAÇÃO!!

Boltei!

Pois é, admitam lá se não tinham saudades minhas!! Vá, andem lá!
Bom, tive uma temporada fora sem frequentar este belo local que é a "A TASCA", mas por saudades decidi fazer uma interrupção no meu retiro de estudante universitário para fazer o quê?? Vocês sabem... Falar de....
Tal como prometi ao meu amigo jamiroo vou falar de amor!!
Como não tenho jeitinho nenhum para este tema deixo-vos com esta bela definição do amor:

"Amor é um sentimento que se sente quando se sente que nunca se sentiu um sentimento assim"

In um filme qualquer que vi uma vez do qual já não me recordo do nome

quinta-feira, janeiro 15, 2004

Uma questão pertinente

No O Divã de Portugal está um texto que eu achei muito pertinente. Para o lerem na íntegra é o "Liberdade de Opinião?", do dia 14 de Janeiro deste ano.

Resumidamente, o texto fala-nos do caso de um apresentador da BBC que foi despedido pela referida estação televisiva, em virtude de numa entrevista ter tecido comentários muito pouco abonatórios sobre o povo árabe. Depois o João disserta sobre a liberdade de opinião, sobre os estados democráticos, aborda até de uma maneira que poderia ser considerada polémica, a questão da ilegalização e criminalização dos partidos de extrema direita...

A meio do texto, ele escreve "A razão deste post não se prende com o teor da entrevista per si mas com as consequências que esta teve para o autor"

Mas o facto é que não se podem dissociar essas duas vertentes.


Mas vamos por partes:


Tal como aprendemos em Filosofia ou, mais concretamente, na vida em si... liberdade o caraças. Vivemos numa mentira, uma mentira volátil e em constante mutação, o que a torna por um lado mais credível, por outro mais cruel; vivemos numa falsa segurança, em falsas convicções, numa falsa liberdade. E a questão é, será que essa utopia de liberdade total seria desejável? E se chegarmos à conclusão que não o seria, será que é por estarmos tão confinados a esta nossa falsa liberdade?

Sinceramente, numa primeira instância, concordei totalmente com o texto do João.

Mas depois pensei... uma figura pública tem mais responsabilidades que o cidadão comum. Tem a capacidade de influenciar massas. E vejamos, por um lado, o apresentador foi contratado por uma empresa, uma empresa que se vê representada por ele. Ele segue as directrizes da empresa, e tem a sua liberdade no programa, mas novamente, uma falsa liberdade, porque só tem essa liberdade dentro dos trâmites da liberdade que a empresa lhe concede. (ando com uma vontade enorme de repetir as palavras, peço desculpa, mas é propositado) O apresentador é como um prolongamento da empresa, da imagem que esta tem ou quer transmitir, por isso se este for contra o projecto do empregador, contra aquilo para que foi contratado, não será legítimo o despedimento? A mim também não me parece justo, mas acho que é legítimo.

Por outro lado, o apresentador teceu comentários racistas em público. Que foram difundidos por todo o país. Provavelmente até mesmo por jovens em idade impressionável, que sigam tudo o que o "ídolo" deles diga ou faça ou diga e faça... E se no dia a seguir à publicação da entrevista fossem espancados árabes por causa disso? Ou mesmo que fosse uma outra atitude racista, talvez mais insignificante, não seria racista na mesma?

Como tudo na vida, temos árabes bons e árabes maus, temos boas e más empresas, bons e maus livros, temos o dia e temos a noite... não podemos generalizar...

Na minha opinião, é "perigoso" que figuras públicas se pronunciem de determinada maneira... porque uma coisa é discutir um problema, de forma civilizada e de forma aberta, defendendo até uma opinião mas corroborando-a com factos objectivos e deixando uma margem para que o receptor de tal argumentação possa reflectir, possa procurar mais informação, possa, enfim, ter a sua própria opinião. Custa-me compreender certas atitudes como, por exemplo, a última da Madonna, que em carta aberta à imprensa pediu a todos os fans e fãos (eheh) que votassem no General Wesley Clark... até pode ser a melhor escolha, mas a partir do momento em que a Madonna se pronuncia, tenho a certeza que milhares ou mesmo milhões de eleitores não vão querer formar a sua própria opinião sobre o assunto, e votam a favor ou contra, conforme os sentimentos em relação à artista. E isso não está correcto.

E ninguém despede a Madonna, porque ela rende dinheiro... agora o outro apresentador...

E temos também outro aspecto, ainda por causa da questão da ilegalidade e criminalidade dos partidos de extrema direita; se todas as figuras públicas expusessem as suas opiniões (fundamentadas ou não) racistas, o que é que provavlemente iria acontecer à nossa sociedade? Porque quando é um apresentador, não muito conhecido, é uma coisa, mas agora imaginem os Rolling Stones ou o Bush... o mesmo se passando não só com as opiniões racistas, mas também com as opiniões pró-extrema-direita.

Mas como o João disse, e muito bem, "A questão é bastante complexa e apresenta várias ramificações"... e espero que este meu texto sirva de reflexão, e que seja um acrescento à quantidade de informações que compilamos todos os dias, para formar uma opinião, a nossa opinião individual.

(e livre... or not...)

Mais uma que fica para Setembro

Desta vez História.

Um post enorme

O inquérito está ali ao lado, façam favor de responder ;) Parece incrível, é quando escrevemos menos regularmente, ou com menos qualidade, que nos visitam mais, e eu fico a pensar, "bem com estes textos medíocres, com estes simples relatos de vidas comuns que não interessam a ninguém, mais ninguém cá volta e experimenta as milhentas litradas diferentes que temos para oferecer..."

Fico a pensar, "quem me dera que as pessoas entrassem aqui, vissem o meu poema "Enquanto oiço In The Living Room dos Belle Chase Hotel" e logo a seguir, flagrante, o anúncio da máquina do tempo do Moelas e, para finalizar, a verdadeira história de Camões pelo Nuno"... será que não ficariam clientes assíduos da "A Tasca"?

Epah, by the way, tenho lido muitos blogs novos e interessantes, e queria agradecer desde já àqueles que nos linkaram, nomeadamente o Sítio dos Haikais, a Tribo dos Sonhos e o A Forma do Jazz A Vir, este último mais que merece estar linkado, mas o tempo não tem dado para mais...

Ah, e já agora, a A Natureza do Mal tem novo visual, sinceramente aquilo assustou-me durante os primeiros quinze segundos, acho que intrinsecamente receava qualquer coisa que ainda não consegui definir, mas sei lá (como dizia a outra, que escreve como quem fala) acho que no fundo no fundo aquele fundo cinzento, aqueles tons, aquele tipo de letra, já actuavam como a própria escrita em si, já me faziam sentir em casa. Era como uma certeza na vida, aquela que eu chegava a casa e ia à A Natureza do Mal e ela lá estava, acho que isso me reconfortava.. bem isto já são desabafos de quem está acordado às 4h30 da manhã, e que já esteve a estudar e a beber nas cantinas amarelas... é que não consigo passar nenhum sentimento para o "papel"...

Aliás isto é frustante, ultimamente não consigo "sentir"... mas isto também são outros desabafos, ainda por cima com a parca retórica e dialética com que eu ando isto não dá(va) em nada...

À bocado em conversa com o Moelas, falámos de muita coisa. Acho que a certa altura falámos do blogzinho, e daquilo que eu referi no primeiro parágrafo deste postzito que já não é zito por ser zão. E ele disse qualquer coisa do género: "Acho estranho as pessoas andarem a linkar-nos. Será que gostam mesmo do blog? Ou é só porque os referenciamos?". E quando eu ia para lhe responder, ele remata "Bem uma coisa é certa, gostem ou não, acho que temos o nosso próprio estilo, e isso é muito bom". E afinal de contas não é isso que é importante? Mais que opiniões, mais que informações, será que não procuramos num blog uma certa maneira de estar e de ser? Tal qual como quando falamos com alguém... Pode falar-nos de tudo e mais alguma coisa, ser eloquente, ser culto, mas se a personalidade não nos cativar, há qualquer coisa que falha. Entretanto, o Moelas continuava: "É que mesmo que [infelizmente] não escrevamos grande coisa, acho que não quero nem gostava de mudar só para termos mais aceitação; isto somos nós! Quase sem tirar nem pôr!" E eu disse: "Pois pah, e acho que a "A Tasca" tem uma maneira de ser própria porque as nossas três personalidades se complementam".

E o Moelas conclui com isto, que a mim tocou-me com muita emoção: "Epah sinceramente não sei se se complementam ou não... mas o que interessa é que a "A Tasca" é um blog de amigos que se dão extremamente bem".

E isto para mim é lindo. Porque é verdade. Se não houvessem mais razões, esta seria a única e fulcral e necessária para abrir este estabelecimento. É que eu sinceramente não me via a partilhar este projecto com mais ninguém que não fossem vocês, Moelas e Nuno. E mesmo que a clientela seja um factor importante, e a minha vontade de escrever também, se fosse só por vocês eu continuava a escrever. Se fôssemos os únicos a frequentar a tasquinha, eu continuava a escrever. Com a mesma força, com o mesmo empenho, com o mesmo entusiasmo, com o mesmo sonho e com o mesmo sorriso nos lábios. Porque vocês meus amigos... são únicos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?