domingo, outubro 19, 2003

Copiar ou não copiar, eis a questão!

Aproveitando o tema lançado pelo camarada Moelas, gostaria apenas de fazer uns pequenos comentários às famosas cábulas.

As cábulas ou "copiansos" são utilizadas por nós desde a mais tenra idade, pelo menos comigo foi, lembro-me que a 1ª cábula que fiz foi na quarta classe, mas o curioso foi que não precisei da cábula e aí está um dos grandes benefícios dos auxiliares de memória;
Ao contrário do que muita gente pensa o acto de elaborar uma cábula é uma "arte" que não deve ser reprovada, antes incentivada, já que ao elaborarmos esse "copiansozito" estamos a contribuir para a memorização de determinada matéria e podemos nem vir a precisar das cábulas. Falo por experiência própria, quantos de nós não nos fartamos de fazer "copiansos" e durante o exame nem lhes tocamos porque nos lembrávamos tal e qual o que tinhamos escrito.
Ainda assim e para mostrar que não há bela sem senão tenho que admitir que por vezes acontecem situações em que por determinado motivo (falta de estudo, bloqueio, etc) não nos conseguimos lembrar da matéria. Neste caso em que já é nessessário recorrer às cabulas o melhor que se tem a fazer é ser extramente cuidadoso e esperar que o professor não esteja a olhar.
Com isto não quero dizer que se deve copiar sem mais nem menos, abusando da sorte e por vezes da confiança dos colegas, devo dizer que sou totalmente contra aqules usam e abusam das cábulas só por que não lhes apeteceu estudar nem fizeram nada durante um ano lectivo.

E é esta a minha opinião. Hasta!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?