sábado, março 27, 2004

Flagrantes da vida real #2

E os restaurantes chineses? Estes podem ser fundo de pano para as mais surreais refeições. Uma vez descobri que o gerente de um restaurante chinês cá em Coimbra, daqueles restaurantes bem escondidinhos numa ruela impossível de localizar num mapa normal, era professor catedrático e uma das maiores personalidades no seu campo, e que inclusivé já tinha presidido a diversas conferências em grandes centros como Paris. E que de um momento para o outro decidira deixar tudo e vir morar para um pacato país (Portugal), desconhecido para ele até então... estranho, no mínimo...

Mas o mais interessante é a comida em si. Sei de fontes seguras que as cozinhas dos restaurantes chineses primam pela porcaria e pelo excesso de gordura. É óptimo saber isto. Principalmente quando se passa mais de metade da refeição a tentar descodificar o que raio está no prato, e porque é que a comida se mexe de vez em quando.

Temos depois a bebida. Ninguém pode dizer que tenha vivido até passar pela experiência de pedir um Trinaranjus de laranja num restaurante chinês. Até porque (outra característica dos restaurantes chineses) os empregados nunca percebem à primeira o que queremos. "Um Tlinalanjus de lalanja?"

E há também a questão do português. Reparem: "Tem Ice Tea?" "Sim, temos"; no entanto, se perguntarem "Ice Tea, tem?", já somos brindados com um "Não, não, Ice Tea Tem não há, mas há Ice Tea Limão, Ice Tea Pêssego..."

This page is powered by Blogger. Isn't yours?