terça-feira, março 23, 2004

A real tasca!

Caros clientes, regresso a esta casa depois de algum tempo de ausência devido a falta de paciência para trabalhar (neste caso, escrever). Ameaçado de que ia ficar sem salário, resolvi voltar a este belo estabelecimento.

Hoje fui jantar a uma verdadeira tasca. Uma taberna, melhor dizendo. Aquilo sim, era uma tasca à antiga! Um homem de barbas a atender (provavelmente o dono) com o filho a ajudar. Jarros de vinho sempre a sair do balcão para fora. Uma boa cambada de velhos a ver o futebol, discutindo em alto e bom tom e bebendo o seu copinho de vinho acompanhado de um qualquer aperitivo. Cerveja, só os mais novos, na casa dos 40 ou 50.

- A casa de banho? Onde é?
- Está a ver aquela porta? Puxe e ande para a esquerda. É lá mesmo ao fundo!

Entrei na porta que nem parecia lá estar e dei com uma enorme dose de vinho. Estava na arrecadação da taberna. Lá vi uma luz ao fundo que seria a casa de banho. E era mesmo. Uma torneira daquelas das mangueiras dos jardins mas toda ferrugenta e que aberta deitava água para todo o lado menos para baixo. Nem arrisquei em ver o resto. Lavei as mãos e lá fui para a mesa, para o meu banquinho de três pernas.

A comida... Muito boa! Sem dúvida! E barata!! Mas faltava qualquer coisa para aquilo parecer a verdadeira tasca ou taberna. Esta sensação continuava a imperar em mim eis senão quando entram dois PSP's, com uma grande barriga e bigode, claro, a pedir o seu copito de vinho para verem o futebol! Estava assim completo o ambiente de tasca!

Paguei, agradeci e vim-me embora satisfeito por saber que a tradição...

... ainda é o que era!


Meus caros clientes, os melhores cumprimentos e voltem sempre!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?