segunda-feira, abril 12, 2004

47 anos da RTP: Parte I

A RTP, poucos dias antes da renovação, transmitiu em directo um especial "47 anos". Um programa apresentado pelo grande (nariz) Júlio Isidro e por aquela mocinha do programa da manhã... a Sónia........... Isso!

Entre os muitos convidados esteve a dupla Maestro Vitorino de Almeida e o Prof. José Hermano Saraiva. Este último contou a seguinte estória passada ainda nos tempos da ditadura:

Numa sessão solene, no parlamento, com todos os mais nobres do país incluindo todo o governo e mesmo o presidente do conselho de ministros, iria haver dois discursos. Um de um ministro de quem não me lembro o nome, outro do Prof. José Hermano Saraiva.

A RTP, naqueles tempos difíceis (como os de hoje), para poupar película, resolveu apenas filmar o discurso do ministro já que ninguém conhecia o "nosso professor de história". Assim foi a reportagem. Acontece que o discurso do Prof. Saraiva agradou bastante o presidente do conselho de ministros que, não o vendo transmitido na RTP, foi falar com o seu presidente exigindo que o passassem... na íntegra!! O presidente da RTP bem tentou escapar dizendo que não tinha horário mas o presidente do conselho de ministros exigiu que fosse transmitido na noite de fim de ano! O presidente da RTP não pôde então recusar pois não podia dizer que não o tinha filmado. Ganda bronca!!

Foi então a casa do professor e explicou-lhe que o tinha de safar. "Mas como?!", perguntava o professor. A solução era: entrar no parlamento durante a noite, acender as luzes, filmar o discurso e fazer uma montagem. O professor recusou de pronto dizendo que não podia ser. O discurso não ia sair o mesmo sem as pessoas à frente. Nem metade estava no papel! No entanto, acabou por aceitar e assim foi. O discurso foi transmitido, nada parecido com o original, mas ninguém deu pela diferença.

Até o professor contar esta estória neste programa, quase ninguém sabia dela e, quem sabia, contava mal.

E como ele disse, desconfiem quando vêem um político a discursar no parlamento na televisão. Pode ser montagem!


to be continued...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?