quarta-feira, junho 23, 2004

Comentário ao EURO 2004

Já que isto é um'A Tasca, venho fazer hoje o ponto da situação, a meu ver, do campeonato da Europa. Tasca sem futebol, não é tasca...

Grupo A:
Portugal acaba por passar justamente, apesar do primeiro jogo, com a Grécia que bem lutou para também passar. Uma Espanha sem brilho e sem capacidade de união fica, também justamente, pelo caminho. A Rússia até jogou bem contra a Espanha mas perdeu e depois ganhou à Grécia, podia ter passado.

Grupo B:
A França continua a ganhar sem brilhar, já parece o F.C. Porto. Têm a estrelinha de campeões mas duvido que isso lhes valha uma presença na final, caso encontrem a Rep. Checa nas meias-finais, como eu prevejo. A Inglaterra tem uma nova estrela, Rooney, que lá os vai levando para a frente, também sem grande organização de jogo. Está ao alcançe de Portugal. A Croácia tem uma equipa bastante medíocre, não merecia passar. A Suiça, foi pena aqueles 3-0 com a Inglaterra, aqui em Coimbra, pois lutou para sair do EURO com mais prestígio. Mas fica o aviso do que demonstrou frente às outras equipas.

Grupo C:
Ciao, Itália! Quem diria? Eu diria, mas muita gente não. Apesar da minha vontade para que a Itália fosse já eliminada, o que é certo é que não acho que a Itália tenha saído da pior maneira. Jogou bastante mal, merecia ainda pior do que voltar para casa mas acho que, para muitos, acaba por sair por cima, como heróis que lutaram até ao fim, marcando no último minuto e não servindo isso de nada. Não vi os comentários pós-jogo dos italianos mas imagino que se tenham desculpado com um eventual acordo entre a Dinamarca e a Suécia, o que não é bonito. A Dinamarca e a Suécia têm grandes equipas e têm uma coisa excelente: correm!! Merecem a passagem aos QF mas penso que só a Suécia irá mais longe. Quanto à Bulgária, mais uma equipa para fazer número, apesar da exibição inteligente frente à Itália.

Grupo D:
A República Checa, desde há uns bons meses apontada por mim como principal candidata à vitória do campeonato juntamente com Portugal, demonstrou que tem um excelente futebol, uma grande organização, uma grande força colectiva e ainda espectaculares valores individuais. Mereceu ter sido a primeira equipa a garantir a presença nos QF, principalmente depois do jogo com a Holanda, o melhor do EURO até agora. A Alemanha e a Holanda são duas equipas que não têm neste momento a força que tinham há uns anos atrás. O que é certo é que, quando menos se espera, lá estão elas numas meias-finais ou mesmo numas finais. O que me parece é que hoje passa a Holanda a não ser que a Alemanha entre forte contra uma Rep. Checa que vai poupar jogadores como Nedved. Logo à noite, veremos. A Letónia, o que era giro era ganhar à Holanda e passar aos QF, o que eu duvido. Mas acho que vai dar alguma luta, pelo menos no ínicio.


Prognósticos:

MEIAS-FINAIS: Portugal - Suécia e Rep. Checa - França
FINAL: Portugal - Rep. Checa

PORTUGAL CAMPEÃO!!

(pode ser que me engane, mas..........)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?