sábado, outubro 09, 2004
O diz que disse (até porque o que é verdade hoje, já não o é amanhã - na cabeça de Bush)
O Daily Show, ultimamente, é de um humor pertinente e mordaz como já não o tinha desde as primeiras séries. Hoje vi um vídeo que fizeram sobre o Bush Jr., intitulado "Because he says so" ou algo do género. Bush aparece a dizer que a economia dos EUA está forte e cada vez mais, ao mesmo tempo que os factos mostram que 1,3 milhões de americanos caíram na pobreza; Bush aparece a dizer que acha que os Serviços Secretos são muito bons - sendo que foi graças a um erro crasso dos Serviços Secretos que uma nação inteira foi para a Guerra. Mas entretanto "acontece" o 11 de Setembro, e o alvo é Osama Bin Laden (sim, o mesmo cuja família é muito amiguinha dos Bush). Bush aparece inúmeras vezes a dizer que Osama Bin Laden tem de ser o alvo, que vai ser apanhado, vivo ou morto, etc etc etc e tal, mas como Bin Laden se esconde muito bem o alvo passa a ser Saddam, isto porque Saddam é uma ameaça à paz mundial. "Não se pode distinguir a Al-Qaeda do Saddam", diz ele (alguém lhe devia ensinar o provérvio "não confundir alhos com bugalhos"; embora, afinal de contas, o bigode de Bin Laden se possa confundir com a barba de Saddam - na cabeça de Bush, claro). Bush, novamente, aparece a dizer que Saddam tinha comprado enormes quantidades de urânio, gás mostarda, gás de nervos VX, que os tinha guardado numa quinta de perús, que tinha armas de destruição maciça e laboratórios móveis. A América entra em guerra, e Bush, como sempre, diz que o Iraque está em paz e que as principais operações militares podem cessar - mas, infelizmente, a realidade não se quis render às palavras de Bush.
Mas não, Bush não é burro, não é mentiroso, não cometeu erros crassos que vieram a tornar-se autênticas calamidades, isso é o que os intelectuais europeus querem fazer passar, escrevia-me há pouco alguém...
Adenda: mas bom bom é o discurso de Miller no congresso dos Republicanos em que este diz que quem chama ocupadores aos militares americanos quando eles são libertadores não deve governar o país... alguém o devia ter avisado que Bush há uns tempos disse que os iraquianos não tolerariam muito mais tempo a ocupação de que estavam a ser alvos até porque ele próprio não gostaria de estar a ser ocupado.