sexta-feira, outubro 15, 2004

Para um imbecil, no meu regresso à Tasca...

Eis o meu regresso... Desde 26 de Julho que não escrevo nada por aqui (nem por lado nenhum) mas li um post no blog 3tesas que me deu bastante vontade de escrever. Quem sabe não volto a servir assiduamente n'A Tasca!

Ora bem... Quanto ao post que li quero fazer uns pequenos comentários:

Quase toda a gerência d'A Tasca estudou na Escola Sec. Infanta Dona Maria, recentemente nomeada como melhor escola secundária pública do país, pelo terceiro ano consecutivo.

O Sr. RG, do blog 3tesas, que chama imbecil a quem faz o ensino secundário nesta mesma escola fala do que não sabe. Não faz mesmo a mínima ideia do que está a falar.

Para já, qualquer pessoa do Dona Maria, mesmo que precise de uma média alta para conseguir os seus objectivos, não anda a toda a hora com livros atrás. Sai para a noite, lê os livros que quiser, vê televisão, toma café com os amigos, faz desporto. E não anda a toda a hora com os livros atrás porque o ensino nesta escola o permite. Quanto melhor é o ensino menor é a necessidade de trabalho próprio pois fica logo uma das componentes de ensino preenchida: as aulas, o primeiro contacto com a matéria.

Claro que não chega. Quem quer média para medicina, medicina dentária ou farmácia tem, obviamente, que trabalhar mais do que para quem chega ter o mínimo necessário para entrar para o ensino superior. E também é certo que esses têm menos tempo livre. No entanto, não deixam de fazer tudo o que já enumerei atrás. A percentagem de "atados", se lhe quiserem assim chamar, é mínima.

Humanamente, poderia concordar que a nível nacional a educação esteja um desastre. Agora o Dona Maria, de certeza que está muito acima da média. É uma escola com excelentes professores (há sempre aqueles, mas pronto...), dirigida por pessoas competentíssimas. Em Coimbra, não há escola com tão pouca taxa de alunos que se droguem. Acham que é por ser uma escola de betinhos? Por ser uma escola de caretas? Eu era gajo para lhe chamar uma escola de valores.

E se dizes que o ranking vale zero: vale tanto como qualquer outra estatística. É feito com a intenção de ver o que está bem e o que está mal para melhorar o que está mal. Se isso não é feito já é (in)competência do estado e das escolas. Ou a responsabilidade pelo facto da maioria das outras escolas de Coimbra estarem muito abaixo de uma só escola no ranking é dessa mesma escola? Ela está bem, continua-se a trabalhar para manter o mesmo nível de ensino. Se nas outras escolas tentassem "imitar" o modelo de ensino do Dona Maria em vez de ficarem parados à espera que as coisas melhorem sozinhas talvez corresse melhor. E não é com dinheiro que essas coisas se melhoram. É com VALORES! Esses valores humanos de que tu tanto falas embora os confundas pelo gosto pela poesia ou pela filosofia.

Dizem que o nível de exigência é muito elevado e que há muitos alunos a sair de lá por causa disso mesmo. Quanto a isso, o que é certo é que a exigência se reflecte nos exames nacionais. Não é uma escola em que se aprenda a marrar. Aprende-se a trabalhar, coisa que os portugueses não têm muito no sangue e que era bom que começassem a ter. É uma cultura que se verifica nos países da UE com melhor nível de vida.

Quem me vir a dizer isto é capaz de dizer: "E tu? Tens essa cultura pelo trabalho?"

Tenho, embora não pareça. Quando é mesmo preciso, nem que me esfole a trabalhar, consigo o que quero. E se não parece é porque até hoje não foi preciso muitas vezes mas de certeza que durante a vida isso se vai notar.

Portanto, Sr. RG, mais cuidado do que fala. Quem não sabe é como quem não vê.



Agora, para o meu regresso, sai uma rodada por conta da casa! Beba também um copito, Sr. RG, eu pago mesmo que me chame imbecil para o resto da vida!

Saudações académicas! (primeiro post como caloiro, já posso acabar assim!)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?