segunda-feira, janeiro 31, 2005

From Siberia with love

Está a decorrer em Coimbra um Fórum Internacional, com imensas personalidades importantes da ONU ligadas à Educação e à Juventude (não sei agora nomes ao certo, nem do evento nem dos participantes, por isso hoje, a partir das 17h, procurem o novo InformAcção, completamente remodelado, no qual tive a trabalhar mais os incansáveis G. e P. durante 19 horas seguidas - e não nos pagam nada, acreditem). Ora hoje era a recepção na Câmara Municipal de Coimbra, com um suposto buffet que, pressupunha-se, seria digno de receber convidados de tamanha envergadura. Eu estive lá, mais o G., a fotografar o evento e na expectativa de comer bem.

Por incrível que pareça, o "buffet" era uma mesa redonda, com uns quantos pãezinhos de leite com queijo e fiambre, uns bolinhos de bacalhau, uns panados, uns pastéis de nata e uns pastéis de feijão. Mas que miséria é esta? E ainda mais engraçado se tornava quando os estrangeiros nos perguntavam o que era nacional, daquela comida... e nós dizíamos que somente os pastéis de nata e os "bean's cakes" faziam parte desse (restrito e incompreensivelmente ausente) grupo.

Gostei pouco de comer mal.

O que se safou ainda foi a magnífica Anastasia - e como se safou, meu Deus (ortodoxo, claro está!), como se safou: uma mulher voluptuosa e belíssima, de tez leitosa apaixonante, com uns olhos incisivos em que, sem querer, me perdi e deixei perder a objectiva da lente. Natural da Sibéria. Por ti Anastasia (Tasha para os amigos), apaixonei-me por momentos. Rendi-me às matrioskas, aos bolcheviques, disse-te que era comuna e que gostava do Alexei Smertin. Menti-te. E tu deixaste-te levar quando te recitei o seguinte, da tua conterrânea Anfisa Osinnik:

With Eve's putrefaction,
with Eve's depravity
Eve's apple becomes
the sapphire-colored
hermaphrodite flower,
the impossible
flower...

Eu fui-me embora. E tu ficaste em mim. Combinámos que amanhã ao jantar seria outra vez uma descoberta: tu levavas o decote que me prometeste, eu recito-te outro poema.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?