quarta-feira, junho 30, 2004

Post com bolinha vermelha no canto

Desculpem o tom vil que utilizo, mas deixemo-nos de merdas. Durão Barroso aceitou um cargo que lhe vai oferecer um ordenado quatro vezes superior ao que auferia em Portugal, isto sem contar com o subsídio de habitação que vai receber e com as suas despesas (mais as despesas dos seus acessores e família) a serem totalmente suportadas/"patrocinadas", desde que "em cumprimento do dever", um cargo que também lhe confere um enorme prestígio pessoal (nem que seja para poder, num futuro próximo, ler aos netos as passagens de jornais em que está escrito "um português está no cargo mais alto da Europa" - não esquecer de riscar a azul quando estiver escrito "mínimo denominador comum") e, como bónus, ainda lhe permite fugir "semi-airosamente" da situação caótica e catastrófica em que o país se encontra, situação essa que se deve, em grande parte, à gestão danosa e irresponsável deste governo (sendo que Durão é o máximo responsável). Qual prestígio nacional qual merda! Será difícil de perceber que ele vai para lá por causa deste rol incansável e irrecusável de benesses? Mas para quê demagogias e outros discursos politicamente correctos, foda-se, não queiram atirar mais areia para os olhos de ninguém e tratem as coisas pelos nomes! Alguém, nesta situação, seria capaz de recusar o convite? Acredito que muito poucos. E outra coisa, há aí tanta gente a defender a "democracia" e a legitimidade e o caraças e, muito sinceramante, só acredito que alguém se oponha à nomeação de Santanás Lopes exclusivamente (e atenção, reitero aqui o exclusivamente) por esses motivos se não tiver implicações directas no assunto; ou seja, (passo a explicar porque me expressei mal) nas manifestações, nas opiniões pessoais do "zé povinho", no "povo", acredito que sejam estes os motivos que levem as pessoas a se opôrem, mas o pessoal do PSD que detesta o Santanás Lopes e vê o lugar cativozito e já moldado ao traseiro a fugir, ou o pessoal de esquerda que vê nesta situação uma óptima oportunidade, à luz das últimas europeias, de ganhar um lugar para moldar ao traseiro, não me digam que os únicos motivos que vos motivam são puramente pela democracia e pelo povo, digam de sua justiça e sem medos "esta situação é triste, e embora viável à luz da constituição, o mais democrático e justo seria o haver eleições antecipadas MAS TAMBÉM É UMA óptima oportunidade para ganhar o parlamento". Foda-se, mas querem enganar quem? Esta situação já me mete nojo, toda a gente a querer aparecer na televisão e a opinar por aqui e por ali, e eu já estou farto que me interrompam o futebol para estarem com demagogias e falinhas mansas quando toda esta discussão se resume em poucas palavras! Deixem-me ver o Euro em paz!

(esta última frase foi obviamente muito irónica e sarcástica, mas que toda esta situação me mete nojo, mete.)

Ai

Alguém explique ao jornalista da RTP1 que, pese os anos que jogou em Espanha, Seedorf fala português e não espanhol, visto ser casado com uma brasileira. O jornalista a perguntar em espanhol, e ele a responder em português, e nós a ter que aguentar.

E já agora, pergunto eu, porque raio os jornalistas de serviço nas ruas, para falar com os adeptos estrangeiros, só falam UMA língua, e mesmo essa falam mal? Volta e meia ainda descobrimos um jornalista que além de um rudimentar português também dá uns "toques" de inglês, e pronto, viva a euforia porque em terra de cegos quem tem um olho é rei: sejam letões, holandeses, franceses ou ingleses, pergunta-se em inglês, e o importante é perguntar porque o entender a resposta é o menos.

No outro dia, nas Docas de Lisboa, perguntava uma jornalista a um inglês qual o prognóstico dele para o jogo Inglaterra-Portugal; até tive pena do pobre homem e vergonha, quando a jornalista abriu a boca. Mas ele lá percebeu, e respondeu qualquer coisa como "são duas equipas muitos boas, espero que seja um bom jogo, e embora tudo possa acontecer acho que a minha Inglaterra vai ganhar por duas bolas a zero", ao que a jornalista se vira para o camera-man e diz, contente e alegre e aos berros (ainda devia estar a festejar por estar a trabalhar em algo para o qual não tem nenhuma aptência e onde recebe por fazer figura de ursa maquilhada) que não tinha percebido nada mas pareceu ouvir um "dois a zero" que "é o que Portugal vai dar a Inglaterra".

Mas porque raio só pode ser jornalista quem é gira e burra? De certeza que há muitos homens e mulheres por ai, que ou por serem homens, ou por serem mulheres e feias, ou por serem mulheres giras e inteligentes, não trabalham em lugar destas anormalidades. Ai o Euro, ai.

Matem-me já

No dia em que os sonhos forem da responsabilidade do Homem, eu não quero viver.

-------------------------------------------------------------------------------

dúvida

Descobri que um amigo meu está a elaborar um trabalho que vai ter de concluir durante os próximos meses e que terá de defender daqui a um ano. Mas descobri também que nesse trabalho ele inclui textos meus originais, retirados precisamente daqui da "A Tasca", e eles estão lá como sendo da autoria dele. Se bem que me senti muito honrado e é muito gratificante que o que eu escrevo seja difundido, não posso admitir que os textos estejam assinados por outra pessoa. Uma conversa entre amigos e a coisa rapidamente se desfez.

Mas como evitar que estas situações aconteçam?

Crise de identidade linkeira

O technorati, conforme os dias, a quantidade de refresh's que se faça, ou a forma como eu quero que me listem os links, ora diz que temos 48 links ligados a nós, 69 links ligados a nós ou 60 links ligados a nós. A weblog.pt fica-se pelos 41. E a pergunta é: isso interessa?

terça-feira, junho 29, 2004

E está tudo dito

Grande Freitas, assim é que é!

Carta

Todos por Portugal

Quem for contra a nomeação de Pedro Santana Lopes para Primeiro-Ministro que ponha uma bandeira de Portugal à janela!

Aguentem o jamiroo em pé!

O jogo que se segue foi inspirado no jamiroo, numa noite em que ele apanhou uma piela daquelas bem valentes!

Divirtam-se!

Ah, é verdade, para controlar é com o rato!

Play me

Um prazer

Que bom saber-te por aqui, Isadora.

Ao Luís do Mal

Acordo estremunhado e m'espanto com o Mal, não pode ser, estarei ainda a dormir? Espero que o coração acalme, bate que nem doido, afinal de contas, o melhor? Sorrio e m'avergonho, o que é que se responde a uma quimera? E é então que à velocidade de um refresh me transformo, e sou agora o mais apaixonado.. acalmo por fim, ufa, é bem mais fácil agradecer a e viver com este epíteto. Caramba Luís, até nisto foste cortês.

segunda-feira, junho 28, 2004

Mean Girl



Ela é gira, ela é podre de boa e nem imaginam o terrível que ela é!
:D

Conto de uma tarde de Verão

Aconteceu, como num sonho, uma miragem rarefeita, um oásis de prazer. Agarrados como se disso dependesse a vida (ou o nosso amor, que é mais importante que a própria vida) e já entranhados um no outro pelo suor e pelo olhar, amámo-nos sem cessar, como o fazemos sempre, a cada momento, desde que nos conhecêmos... o calor, o sentir, as gotas, o cheiro profano do sexo, escorriam de mim para ti com gosto, já nem eram meus; também não eram teus, são nossos.

Sorrimos.

Pediste-me para dançar, ao som da Carta daquele que ouvimos naquela noite especial; a música era um pretexto terreno, porque vivemos no plano etéreo onde sempre que pensamos um no outro (e como pensamos...) a música é nossa e só nos a ouvimos, se bem que outros a sintam quando irradia o que somos um para o outro. Outra vez agarrados, entranhados desde sempre, com os olhos fechados de quem conhece o corpo do outro de cor como se fosse o próprio, dançámos até a música parar e depois, no silêncio da nossa própria canção. Queria dizer-te tantas coisas, se tu imaginasses...

...mas tu imaginas, e sentes (eu sei). Quando os teus braços se recolocaram e a tua cabeça poisou daquela maneira em mim, percebi perfeitamente o que me dizias. E respondi-te que sim. Para sempre. Sem o dizer.

Amo-te.

Aviso à clientela

Não há que recear caros clientes, por enquanto a "A Tasca" vai manter-se em terras portuguesas. A viagem ao Cambodja foi convite meu ao Nuno, mas só a faremos daqui a uns meses, para aproveitar o bom tempo em Sen Pa e Angkor. Se a Lara vai lá estar ou não, não sei. Mas que a vamos procurar, vamos.

Cambodja, aqui vou eu


De malas aviadas, estou prontíssimo para partir. Vou caçar gambozinos lá para os lados do Cambodja. Pode ser que encontre lá a Lara e ainda temos uma cena de sexo ardente num templo qualquer! :D


Até ao meu regresso!

e e e e e e e e e e e e e e e e e e e

Não olho para o espelho há dois dias. Parece que ultimamente abomino aquilo que conheço. E daí talvez não; talvez tenha medo do que já não reconheço.

Para a Lua,

que hoje se lembrou de mim, assim

There's a little black spot on the sun today
It's the same old thing as yesterday
There's a black hat caught in a high tree top
There's a flag-pole rag and the wind won't stop

I have stood here before inside the pouring rain
With the world turning circles running 'round my brain
I guess I'm always hoping that you'll end this reign
But it's my destiny to be the king of pain

There's a little black spot on the sun today
That's my soul up there
It's the same old thing as yesterday
That's my soul up there
There's a black hat caught in a high tree top
That's my soul up there
There's a flag-pole rag and the wind won't stop
That's my soul up there

I have stood here before inside the pouring rain
With the world turning circles running 'round my brain
I guess I'm always hoping that you'll end this reign
But it's my destiny to be the king of pain

There's a fossil that's trapped in a high cliff wall
That's my soul up there
There's a dead salmon frozen in a waterfall
That's my soul up there
There's a blue whale beached by a springtime's ebb
That's my soul up there
There's a butterfly trapped in a spider's web
That's my soul up there

I have stood here before inside the pouring rain
With the world turning circles running 'round my brain
I guess I'm always hoping that you'll end this reign
But it's my destiny to be the king of pain

There's a king on a throne with his eyes torn out
There's a blind man looking for a shadow of doubt
There's a rich man sleeping on a golden bed
There's a skeleton choking on a crust of bread

King of pain

There's a red fox torn by a huntsman's pack
That's my soul up there
There's a black-winged gull with a broken back
That's my soul up there
There's a little black spot on the sun today
It's the same old thing as yesterday

I have stood here before in the pouring rain
With the world turning circles running 'round my brain
I guess I always thought you could end this reign
But it's my destiny to be the king of pain

King (Queen) of pain
King (Queen) of pain
King (Queen) of pain
I'll always be king (queen) of pain




King of Pain, Alanis Morissette

Sugestões musicais

Os Mando Diao, que tocam a única música de jeito que por aí anda neste momento (e que grande música é!), o Graham Coxon (que me faz repensar a última afirmação que fiz, a música dele é bela e o último single é simplesmente fenomenal, quando descobrir o nome deixo aqui) e o Sondre Lerche, uma muito agradável surpresa para mim, recomendo vivamente que oiçam o "Two way monologue". Por outro lado, a comprar, o novo trabalho discográfico dos "velhinhos" Beastie Boys, o "To the 5 Boroughs", e a EVITAR por completo aquela coisinha esquisita que dá pelo nome de N.E.R.D., que não têm a miníma qualidade musical, e até conseguiram tornar o último single deles que nem começava muito mal, em mais uma razão perfeitamente legítima para destruir todo o nosso aparelho auditivo.

Domingo Eleitoral

A comunicação social garante que Santana Lopes é o próximo primeiro-ministro de Portugal, mas parece-me que ainda é cedo. A esta hora, ainda deve haver muitas freguesias por apurar.

(retirado do Gato Fedorento)

Isto da Lua, traz umas lembranças...

Certo dia, estava eu deitado lado a lado com a Lua, e, bem agarradinhos, perdíamo-nos em sonhos e pensamentos e devaneios, daqueles que só se deixam escapar para o outro quando esse "outro" já é como se fosse "eu" e deixasse de ser o "outro". Um momento de grande intimidade e beleza, recordo.

A certa altura, a olhar para o infinito, enquanto o infinito estava encostado ao meu peito a ouvir bater o meu coração, deixei escapar o seguinte desabafo "sabes, quero ser pai"; ao que a Lua levanta a cabeça do meu peito, olha para mim surpresa e pergunta: "mas quê, agora?!"

eheh :)

Luuua

Convido todos os que lerem este texto, a virem passar um instante a minha casa: estou com vista priveligiada para a Lua, que está grande e vitoriosa bem por cima de toda a cidade, por entre o nevoeiro, e está grande, linda, grande, linda, grande. E linda.

MTV Iraq!!!


Bush rulezzz


É a última, prometo


domingo, junho 27, 2004

Mas isto faz algum sentido?

Apagou-se a luz e a lua brilhou. E eu ando aqui à caça de Gambozinos, à espera que me cresçam as asas para voar para bem longe.


Acabaram de perder 10 segundos do vosso precioso tempo para ler esta poia de post.

Carpe Diem

Wanted, dead or alive


Se perguntarem por mim...

...digam que voei.

(apesar do mais certo é ninguém perguntar por mim e estar com os pés bem assentes na terra)

:D

As dez palavras consideradas de mais difícil tradução:

1. Ilunga (tshiluba) uma pessoa que está disposta a perdoar qualquer maltrato pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.


2. Shlimazl (ídiche) uma pessoa cronicamente azarada


3. Radioukacz (polonês) pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro


4. Naa (japonês) palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém


5. Altahmam (árabe) um tipo de tristeza profunda


6. Gezellig (holandês) aconchegante


7. Saudade


8. Selathirupavar (tâmil, língua falada no sul da Índia) palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres


9. Pochemuchka (russo) uma pessoa que faz perguntas demais


10. Klloshar (albanês) perdedor



(Lista compilada por uma empresa britânica ("Today Translations") com as opiniões de mil tradutores profissionais)

Qéqilo?!



(retirado da Tribo)

Assim

Um beijinho para ti, devagar, daqueles que mostram como gosto de ti

Mattie Stepanek II

Facing the Future

Every journey begins
With but a small step.
And every day is a chance
For a new, small step
In the right direction.
Just follow your Heartsong.

Mattie Stepanek

Links:

Mattie Stepanek no My Hero
Children's Hospice International
Mattie's personal Web site



Mattie Stepanek

Ao sintonizar o "Larry King Live" na CNN, descubro uma triste notícia, que parece ter passado despercebida aqui no País do Futebol: na madrugada do dia 22 de Junho, morreu Mattie Stepanek, uma criança de 13 anos que sofria de uma doença hereditária, uma distrofia muscular rara chamada miopatia mitocondrial disautonômica. Mattie foi uma criança que, apesar da doença que tinha, de ter estado sempre dependente de uma garrafa de oxigénio, de ter passado muitas vezes internado numa cama dos cuidados intensivos do "Children's Hospice International" e de só de poder movimentar numa cadeira de rodas motorizada, encarou sempre a sua existência como uma benesse, e nunca encarou o seu estado de saúde como um obstáculo para chegar aos seus obejctivos. Aos 13 anos, fruto da sua enorme vontade de viver e da sua escrita tocante e comovente, carinhosa e reflectiva, Mattie já tinha escrito milhares de poemas, editado 4 livros (chegou mesmo a ocupar a lista dos escritores com maiores vendas do jornal The New York Times), e era representante do "Children's Hospice International" e da "Muscular Dystrophy Association". Quando Jim Hawkins, do "Children's Hospice International", o conheceu, tinha então Mattie apenas 6 anos de idade, não teve pejo em afirmar e escrever no seu site o seguinte: "Little Mattie has somehow acquired more wisdom in his short life than most of us do after decades of living. Through his poetry, he expresses wisdom in a way that touches anyone's heart. With his unabashed enthusiasm for life Mattie has charmed everyone who had crossed his path.

Mattie has inspired many people, young and old, to overcome every obstacle they may encounter and strive for their goals with dignity and humanity. THANK YOU, MATTIE!"


Uma inspiração, este menino. Participou ainda em muitas conferências, usou a sua visibilidade para promover informação às famílias de crianças com doenças semelhantes e reuniu fundos para organizações que procuram a cura para a doença, olhou para o mundo com uns "olhos de ver" que faltam a muitos nós. "I want people to know that in every life, there are storms. But we must remember to play after every storm and to celebrate the gift of life as we have it, or else life becomes a task, rather than a gift. We must always listen to the song in our heart, and share that song with others.", dizia na sua pequena autobiografia.

Parece que sim....

Pelos vistos o demónio da lembrança decidiu aparecer aqui por estas bandas.

E Se Eu Disser

E Se Eu Disser


E se eu disser que te amo - assim, de cara,
sem mais delonga ou tímidos rodeios,
sem nem saber se a confissão te enfara
ou se te apraz o emprego de tais meios?
E se eu disser que sonho com teus seios,
teu ventre, tuas coxas, tua clara
maneira de sorrir, os lábios cheios
da luz que escorre de uma estrela rara?
E se eu disser que à noite não consigo
sequer adormecer porque me agarro
à imagem que de ti em vão persigo?
Pois eis que o digo, amor. E logo esbarro
em tua ausência - essa lâmina exata
que me penetra e fere e sangra e mata.

Ivan Junqueira (n.1934)

(e se a estrela não for uma estrela... for antes... um satélite...?...)

Outro José Castelo Branco...

...aqui.

sábado, junho 26, 2004

Lindo lindo!

KITSH, vem-mi buscá!

No Euro 2004

Caramba, juro que não sabia que o Seedorf era um brasileiro naturalizado holandês...

A Natureza do Mal - Um ano de Maldades

Já escrevi e re-escrevi este post umas 17 vezes. E entre cada uma dessas vezes esperei bastante tempo. Caramba, como isto já não me acontecia há tanto tempo. Mas a verdade é que palavras não chegam para (des)escrever aquilo que sinto e quero (queria/gostaria) de deixar aqui expresso. Que o Mal me fez aprender muito (nem só mas também a educação sentimental..), que é o único blog que eu vejo todos os dias e mais do que uma vez (já estraguei a tecla F5 (refresh) à conta desta brincadeira), que não é apenas um blog, que é muito mais. O Luís adiantou-se, mas também é verdade que ele está sempre um passo à frente da maior parte de todos nós. Para ele, para o André Bonirre e para o PC «um sincero abraço, daqueles profundos, um misto de grande admiração e respeito, honra e simpatia, e uma ponta de maldade, um abraço daqueles que só se dão a "quem se gosta e se quer"» e para a Sofia, «last (in this case) but NEVER the least (always!!), um abraço igual ao abraço para os homens do Mal, mas com um bónus: um beijinho especial, de reconhecimento e saudade.»

É bom

É bom poder sair da clandestinidade, é bom voltar a casa.

Nuno,

só para saberes, a moral fez com que a caneca fosse toda de penalty! 8)

O Padre novato

O novo padre da paroquia estava tão nervoso no seu primeiro sermão que quase não conseguia falar. Antes do seu segundo sermão, no Domingo seguinte, perguntou ao Arcebispo: "Como poderia fazer para relaxar-me um pouco?"

Este sugeriu o seguinte: "Da próxima vez, coloque umas gotinhas de vodka na água e vai ver que, depois de alguns goles, vai ficar mais relaxado."

No Domingo seguinte, o Padre aplicou a sugestão e sentiu-se tão bem que poderia falar alto até no meio de uma tempestade - tão descontraído que se encontrava.

Depois de regressar a reitoria da paróquia, encontrou um bilhete do Arcebispo que dizia:

"Caro padre:

Da próxima vez, coloque umas gotas de vodka na agua e não umas gotas de água no vodka.

Deixo-lhe os seguintes reparos para que não se repita o que vi no sermão de hoje:

* Não há necessidade de pôr limão e sal na borda do cálice.
* O missal não é, nem deverá ser usado como apoio para o copo.
* Aquela casinha ao lado do altar era o confessionário e não a casa de
banho.
* Evite apoiar-se na imagem de Nossa Senhora e muito menos abraçá-la e
beijá-la.
* Existem 10 mandamentos e não 12.
* Os apóstolos eram 12 e não 7. Nenhum era anão.
* Não nos referimos ao nosso Salvador, Jesus Cristo, e seus apóstolos como: "J.C. & Companhia".
* David derrotou Golias com uma fisga e uma pedra.
* Não nos referimos ao Judas como "filho da puta".
* Não deverá tratar o Papa por "O Padrinho".
* Judas não enforcou Jesus, e o Bin Laden não tem a ver com esta história.
* A água benta é para benzer e não para refrescar a nuca.
* Nunca reze a missa sentado na escada do altar; muito menos com um pé
sobre a Bíblia Sagrada.
* As hóstias devem ser distribuídas para o povo. Não devem ser usadas como aperitivo para acompanhar o vinho.
* Procure usar roupas debaixo da batina e evite abanar-se quando estiver
com calor.
* Os pecadores vão para o Inferno e não "para a puta que os pariu".
* A iniciativa de chamar o publico para dançar foi muito plausível, mas
fazer um "comboio" pela igreja é que não!

Pelos 45 minutos da missa que acompanhei, notei estas falhas. Lembro-lhe também que uma missa leva em torno de 1 hora e não 2 partes, de 45 minutos cada.

Importante: Aquele que estava sentado no canto do altar, ao qual se referiu como "paneleiro, travesti de saia", era eu!!

Espero que estas falhas sejam corrigidas no próximo Domingo.



Assina: O Arcebispo

Ora aí está

Um gajo chega às oito da manhã a casa e pensa: vou dormir até amanhã. Mas a verdade é que há acontecimentos que não passarão impunes (lembras-te Sofia? aqui!), e eu vou acertar o meu despertador para uma hora bem decente para poder vir postar em condições. Até já.

Aproveitando sugestão dos Barnabés...



...espalhamos a mensagem.

Receita de Moelas VI

Insalata di Ventrigli all'olio di sesamo

Ingredientes:

1kg de moelas
200gr de vagens
200gr de cenouras
300gr de abobrinhas
20gr de óleo de gergelim 30gr de azeite extra virgem
8gr de gergelim
30gr de farinha de trigo
2kg de banha de suino
15gr de sal grosso
Ervas aromáticas (loro, alecrim, salvia)
5gr de pimenta em grãos(ro reino)
5gr de zimbro
10gr de açúcar
200ml de óleo

Modo de Preparo

Temperar as moelas com as ervas aromáticas, o sal e o açúcar e cozinhar por três horas na banha de porco. Enquanto as moelas cozinham, prepare os outros ingredientes: cozinhe em água fervente com sal as vagens já limpas, uma parte das cenouras e as abobrinhas cortadas em fatias. Resfrie em água com gelo e escorra bem. O restante das cenouras passe pela farinha e frite em óleo bem quente. Quando as moelas estiverem prontas, escorre-las bem e corta-las também em fatias, misturar com os demais ingredientes, salpicar com o gergelim e decorar com as cenouras crocantes.

Turum pxiii

Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra e França.
Este é o chamado "Europeu dos Pequenitos"!

sexta-feira, junho 25, 2004

Au revoir France!!

Zidane

Para jogarem assim podiam ter deixado passar a Suiça!!

Goodbye England!!

Beckham

A taça é nossa, carago!!!

Ai Portugal, ai Portugal, estás na semi-final...

Comemos os Bifes!!!!

turum pxim

Ah grande Moreira que foste inspirar o Ricardo!
Ah grande Rui que te lembraste dos bons tempos do Benfica!
Ah grande Portugal, que estás na semi-final e com um pé na final!

:D

Será?

Primeiro era o dia mais feliz da vida dele. Agora é um grande dia para Portugal. Será que se chegarmos à final será o estado de supremo nirvana do Universo?

(e já agora, acho bem essa solidariedade com o Paulo Sousa que também não muda de fato: use essa gravata foleira até ao fim do Euro, é que mesmo que não dê sorte, ainda nos rimos um bocado)

Receita de Moelas V

Moelas com tomate
(receita da região da Beira Litoral)

Ingredientes:
(para 8 pessoas)

- 1 Kg de moelas
- 2 Cebolas
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 tomates maduros
- 1 colher de sobremesa de salsa picada
- Sal e pimenta qb

Preparação:

Lavar bem as moelas e cortá-las em pedaços. À parte, refogar as cebolas e os dentes de alho picados, no azeite. Juntar depois as moelas, o tomate picado e metade da salsa. Temperar com sal e pimenta, regar com um pouco de água e deixar cozer. Servir as moelas, polvilhando com a restante salsa picada.

Quero quero, mas fica para amanhã

Quero falar da Lua (a verdadeira, não a imitação), quero falar de Portugal, quero falar da Amizade, quero falar da abécula do JPP e do nojo que ele é, quero falar da Guerra, quero falar de outras abéculas. Mas por hoje não dá mais. Dentro de momentos, a receita de moelas do dia de hoje.

Happy Blogbirthday

Sucedem-se os aniversários pela blogosfera fora... e se não fosse o aniversário da "A Tasca" daqui a uns meses e outro aniversário de um blog que amanhã vai fazer um singelo aninho, este seria, sem sombra de dúvida, o aniversário da blogosfera que mais prazer me daria festejar. Um blog indescritível, soberbo, magnífico, inteligente, corrosivo, sensato, etc, etc, etc... poucas são as palavras para descrever o Terras do Nunca.

quinta-feira, junho 24, 2004

Vamos fazer um acéfalo feliz

Agora que penso nisso, já não tenho tanta vontade de criticar o "nosso" primeiro-ministro Durão Barroso. A forma como ele a sorrir e quase a explodir de extâse disse "É o dia mais feliz da minha vida!!!", aquando da eliminação da Espanha por parte de Portugal, revela que o pobre homem não teve uma vida muito boa nem muito feliz... e a forma como ele usa a gravatazita verde e vermelha e está sempre a sorrir quando lhe apontam uma câmara nos estádios, mostra que ele se dedica mesmo ao futebol e que, provavelmente, estes têm sido os dias mais felizes da vida dele. Figo, Ronaldo e companhia, vamos fazer um acéfalo feliz: ganhem o Europeu.

Efeméride

Se há coisa que eu detesto é ter de acordar cedo para ir chumbar a um exame. Não podiam esperar até de tarde? Mas qual é a pressa afinal...

quarta-feira, junho 23, 2004

Quase nos 100

Hum...devo dizer que mais de 90 visitas é algo de fenomenal. Realmente, eu já venho a dizer há muito, a nossa Tasquinha é o melhor blog do Mundo para não dizer de Portugal!

Patriobloguitarismo

Os posts que tenho escrito nas últimas duas semanas têm sido todos escritos na clandestinidade, fruto de muito engenho, arte e subtileza. Contra todas as adversidades, postar, postar!

Receita de Moelas IV

Moelas Grelhadas

Ingredientes:

- 1/2 Kg de moelas
- vinho branco
- alho
- sal

Preparação:

Lavar bem as moelas, pelá-las e abri-las ao meio. Preparar uma vinha-de-alhos e colocar lá as moelas durante uma hora. Retirá-las, salgá-las e levar a grelhar. Servir quentes.

Auf wiedersehen Deutchland!!

...Eu bem disse!

O acordar

Ergo ligeiramente a cabeça e dirijo o meu olhar para o relogio. O display indica sete horas e dezassete minutos. Ao mesmo tempo que me levanto começo a pensar: " Ninguém dorme até estas horas!. Como é que eu consegui dormir?... Porque é que ninguém me acordou?... Já perdi o dia, assim já não faço nada do queria fazer!"
Abro a porta do quarto, reparo que está tudo às escuras, no entanto continuo o meu caminho até a cozinha. Ponho o pão na torradeira e encho a caneca de leite. Como. Não por ter fome, mas para poder dizer que já comi alguma coisa.
Vou para a sala. Ligo a televisão e sento-me no sofá, à espera de algo ou de alguém. De repente o volume da televisão aumenta e ouço simplesmente: "são sete e meia da manha. como é que está hoje o trânsito......?". "Hum, manhã?!?!?!" penso para mim proprio.
Volto para a cama. Adormeço logo de seguida, e só acordo por volta das três da tarde. Acabo por não fazer nada do que queria.

Um Gambozino em Vale de Canas

É incrível como a vida citadina nos faz esquecer que há sítios paradisíacos mesmo aqui ao lado. Aos anos que eu já não ía a Vale de Canas, já me tinha esquecido o quão belo é.
Só o ar que se respira é o suficiente para limpar a contaminação da cidade, um retiro quase élfico, purificante de corpo e espírito. Ali não há o chinfrinim da cidade, toda a mata é serena e pacífica, local perfeito para relaxar e meditar e quem sabe exercitar um pouco o corpo!

Hei-de lá voltar

4

Encontrei a minha morte histológica. Reencarnei num Gambozino

Já agora, Gomes, quando fores dar uma corridinha diz qualquer coisa.

Hoje sinto-me culto!

Sugestão literária:

"Pobby e Dingan" de Ben Rice

É um livrito bastante pequeno que conta a historia de uma rapariga e dos seus amigos imaginarios Pobby e Dingan.
O que lhes aconteceu e como aconteceu fica para voces descobrirem, porque já não me apetece escrever mais.

Comentário ao EURO 2004

Já que isto é um'A Tasca, venho fazer hoje o ponto da situação, a meu ver, do campeonato da Europa. Tasca sem futebol, não é tasca...

Grupo A:
Portugal acaba por passar justamente, apesar do primeiro jogo, com a Grécia que bem lutou para também passar. Uma Espanha sem brilho e sem capacidade de união fica, também justamente, pelo caminho. A Rússia até jogou bem contra a Espanha mas perdeu e depois ganhou à Grécia, podia ter passado.

Grupo B:
A França continua a ganhar sem brilhar, já parece o F.C. Porto. Têm a estrelinha de campeões mas duvido que isso lhes valha uma presença na final, caso encontrem a Rep. Checa nas meias-finais, como eu prevejo. A Inglaterra tem uma nova estrela, Rooney, que lá os vai levando para a frente, também sem grande organização de jogo. Está ao alcançe de Portugal. A Croácia tem uma equipa bastante medíocre, não merecia passar. A Suiça, foi pena aqueles 3-0 com a Inglaterra, aqui em Coimbra, pois lutou para sair do EURO com mais prestígio. Mas fica o aviso do que demonstrou frente às outras equipas.

Grupo C:
Ciao, Itália! Quem diria? Eu diria, mas muita gente não. Apesar da minha vontade para que a Itália fosse já eliminada, o que é certo é que não acho que a Itália tenha saído da pior maneira. Jogou bastante mal, merecia ainda pior do que voltar para casa mas acho que, para muitos, acaba por sair por cima, como heróis que lutaram até ao fim, marcando no último minuto e não servindo isso de nada. Não vi os comentários pós-jogo dos italianos mas imagino que se tenham desculpado com um eventual acordo entre a Dinamarca e a Suécia, o que não é bonito. A Dinamarca e a Suécia têm grandes equipas e têm uma coisa excelente: correm!! Merecem a passagem aos QF mas penso que só a Suécia irá mais longe. Quanto à Bulgária, mais uma equipa para fazer número, apesar da exibição inteligente frente à Itália.

Grupo D:
A República Checa, desde há uns bons meses apontada por mim como principal candidata à vitória do campeonato juntamente com Portugal, demonstrou que tem um excelente futebol, uma grande organização, uma grande força colectiva e ainda espectaculares valores individuais. Mereceu ter sido a primeira equipa a garantir a presença nos QF, principalmente depois do jogo com a Holanda, o melhor do EURO até agora. A Alemanha e a Holanda são duas equipas que não têm neste momento a força que tinham há uns anos atrás. O que é certo é que, quando menos se espera, lá estão elas numas meias-finais ou mesmo numas finais. O que me parece é que hoje passa a Holanda a não ser que a Alemanha entre forte contra uma Rep. Checa que vai poupar jogadores como Nedved. Logo à noite, veremos. A Letónia, o que era giro era ganhar à Holanda e passar aos QF, o que eu duvido. Mas acho que vai dar alguma luta, pelo menos no ínicio.


Prognósticos:

MEIAS-FINAIS: Portugal - Suécia e Rep. Checa - França
FINAL: Portugal - Rep. Checa

PORTUGAL CAMPEÃO!!

(pode ser que me engane, mas..........)

Manifesto do Biólogo

.Biólogo não come; forageia
.Biólogo não cheira; recebe estímulos nos seus receptores químicos
.Biólogo não toca; tacteia
.Biólogo não respira; promove trocas gasosas
.Biólogo não fala; produz vibrações das cordas vocais
.Biólogo não engorda; acumula energia sob a forma de lípidos
.Biólogo não sua; exala feromonas
.Biólogo não fica careca; fica glabro
.Biólogo não chora; produz secreções lacrimais
.Biólogo não pensa; faz sinapses
.Biólogo não tem reflexos; tem mensagem involuntária neurotransmitida
.Biólogo não se assusta; recebe recebe resposta galvânica incoerente
.Biólogo não tem depressão; tem disfunção no hipotálamo
.Biólogo não fomenta discussões; catalisa substratos
.Biólogo não se apaixona; sofre alterações hormonais
.Biólogo não faz sexo; copula
.Biólogo não tem filhos; gera F1
.Biólogo não admira a natureza; analisa o ecossistema
.Biólogo não elogia; descreve processos
.Biólogo não admite algo sem explicação; diz que são precisos mais estudos
.Biólogo não faz perguntas; formula hipoteses
.Biólogo não bebe álcool; estuda interacções etílicas
.Biólogo não espera retorno de chamadas; espera feedback
.Biólogo não perde energia, gasta ATP
.Biólogo não falece; tem morte histológica


PS: Alguém cheio de humor ainda acrescentou a este manifesto:

.Biólogo não trabalha; está no desemprego

Mas isso são outras histórias! :D

Imperial Confraria das Pintas

Proposta de Lema:

Eles comem tudo e não deixam nada

:)

Paladino

Em compensação,

há outras pessoas que não vale mesmo a pena conhecer. Sim, és mesmo tu. TU.

Um relato sincero

A minha vida era banal antes de a conhecer. Eu nem sabia o que me faltava, sentia um vazio inexplicável, mas não sabia o porquê. E ela tinha estado sempre ali, mesmo à minha frente. Não me lembro de alguma vez ter reparado nela, mas talvez fosse apenas o medo de ir ter com ela e... que nada se passasse; que nada acontecesse; que eu não soubesse como mexer nela, como o fazer. É a verdade, tinha medo (e agora que olho para trás como vejo que esse medo é tão absurdo... ela é (quase) perfeita e poucas coisas há no mundo melhor do que mexer nela...).

Um dia deixei esse medo para trás. Enchi-me de coragem, fui procurá-la e encontrei-a. Peguei nela, "apresentei-me" e conhecêmo-nos. Apesar de logo ali me ter sentado com ela ao colo e ter sentido aquele "click" que acontece quando uma relação é ou vai ser especial, o certo é que os meus receios não eram tão infundados como eu desejava que fossem. Brinquei com ela, todinha, toquei-lhe, mexi-lhe, e às vezes sentia uma enorme pujança, mas a maior parte do tempo era nítido que eu não sabia de todo o que estava a fazer e não saía nada dali... olhei para ela, triste, e senti-me frustado por ter ali algo pela qual eu anseava há imenso tempo e que não me restringia em nada do que eu lhe pudesse fazer, sendo que a minha única limitação era eu próprio.

Deixei-a onde a tinha encontrado e fui-me embora. A tal coragem que me tinha impelido a ir ter com ela perdera-se, e fiquei efectivamente vários meses sem a ver. Uma vez por outra, quando estava mais cansado, as saudades refugiadas nos meus sonhos libertavam-se e eu via-a mais uma vez, imaginava-me a tocá-la como nunca ninguém a tinha tocado...

A partir daqui a história é a mesma de sempre... o amor de sempre transforma-se em utopia e ora me assombra ora me deleita, até ao dia em que se dá o reencontro, ela igual, eu parecido mas mais maduro, ela entrega-se como da primeira vez, eu toco-lhe com mais ímpeto, se bem que ainda desajeitado. Com muita força de vontade empenhei-me, e quando dou por mim os anos passaram e já vamos para todo o lado, seja escola, faculdade, bares, cafés, casas de amigos, jardins, seja em período de trabalho seja em período de férias, raros são os dias em que não estamos juntos e em que eu não a abraço fervorosamente, tentando refrear a minha vontade omnipresente de a tocar. Sim, naturalmente que agora já a toco bastante melhor do que no início. E às vezes, sem ela dizer uma palavra (coitada, não pode...), parece que temos diálogos intermináveis... já aqui escrevi uma vez que ela me compreende melhor que ninguém... e reitero o que escrevi na altura; não há ninguém como ela.

Quando a vi pela primeira vez, pensei para mim mesmo que não queria mais nada a não ser ela, a não ser aquela. Era linda, o sol batia-lhe e ela ficava mais bonita, era um gosto tocar-lhe e eu amava andar com ela para todo o lado. Mostrava-a a toda a gente e não queria que ninguém lhe mexesse. Mas, a pouco e pouco e à medida que eu me ia tornando mais experiente, deixei de a tratar com tanto carinho como ela merece; e quando me pediam para lhe tocar eu já virava a cara e deixava, afinal de contas se eu tocava em outras e, para ser sincero, já tinha tocado em algumas muito melhores que aquela, porque raio havia de me preocupar se ela era "exclusividade" minha? A dada altura perdi a vergonha, e passei a trazer mais para casa. Nem lhe dizia nada. Mas ela também nada dizia. E apesar de não conseguir controlar o meu vício de querer mais e melhor, e de trazer muitas novas para casa, a verdade é que ao fim do dia, era a ela que eu me agarrava, era a ela que eu tocava com mais gosto e carinho, e ela deixava, como da primeira vez, como se fosse a primeira vez, como se só as minhas mãos tivessem passado por ela.

Costumava dormir com ela todas as noites. Hoje, durmo com duas. E gosto. Este texto é sobre ti: a minha guitarra.


Sonho de uma noite de Verão (por acaso a primeira deste ano)

Ontem à noite, por incrível que pareça, sonhei que a "A Tasca" e o "Universos Desfeitos" se tinham fundido, e então estavam os templates misturados, os posts ora misturados ora sobrepostos, e todos assinados "jamiroo e Juraan Vink". E que o Juraan Vink vinha atrás de mim aos berros a perguntar porque raio tinha eu feito aquilo e eu a tentar explicar que não sabia de nada. enfim. wwwwwwwwweird.

Gosto

Gosto bem da palavra "bicho", para me referir ao jovem Sornas!

Hoje fui correr

Peguei na minha mente, coloquei-a cuidadosamente no carro, e conduzi prudentemente em direcção ao estádio.
Estacionei o carro, tirei-lhe o cinto, e em jeito de ordem disse-lhe: "Não viemos aqui para pensar em pessoa X ou em assunto Y. Viemos aqui para correr, por isso vê lá se te comportas!"
Apesar de muito contrariada, lá consegui que durante meia-hora acedesse ao meu "pedido".

Question

Is it just me... ou não está a dar para comentar?

Estória velhinha, mas verídica

EUA, Carolina do Sul.

Um enorme casamento com cerca de 300 convidados. Depois do casamento, durante o copo de água, o noivo levantou-se, foi até ao palco e pegou no microfone. Disse que queria agradecer a todos por terem vindo, muitos de tão longe, para assistir ao seu casamento. Ele queria agradecer especialmente às famílias do noivo e da noiva por terem vindo, e ao seu novo sogro por ter providenciado uma festa tão espectacular.

Para agradecer a todos por terem vindo, por terem oferecido prendas e tudo mais, ele disse que queria oferecer a toda a gente um presente especial só da parte dele. Era uma prenda para todos e então disse para todos abrirem os envelopes que estavam colados com fita-cola debaixo da cadeira de cada um. E assim se fez...

Dentro de cada envelope estava uma fotografia de 8x10 do seu padrinho de casamento a ter relações sexuais com a sua noiva! Ele tinha suspeitado da relação dos dois umas semanas antes do casamento e contratou um detective para os seguir, confirmando as suas suspeitas! O noivo ficou durante uns minutos a observar as reacções dos convidados. Virou-se para o seu padrinho e disse "Fuck you" e depois virou-se para a noiva e disse-lhe "Fuck you" e acabou por se virar para a multidão estupefacta e anunciou "I'm out of here!"
Teve o casamento anulado na mesma semana.

Enquanto a maioria de nós teria acabado com o noivado imediatamente após descobrir a traição, este tipo seguiu adiante como se nada fosse.

A sua vingança: fez com que os pais da noiva pagassem mais de 6.700.000$00 por um casamento e copo de água para mais de 300 convidados, fez com que toda a gente ficasse a saber exactamente como é que as coisas aconteceram e melhor de tudo, deu cabo das reputações da noiva e do padrinho em frente de todos os seus amigos, familiares, pais, irmãos, irmãs, avós, sobrinhos, tios, tias, etc...

Ah grande HOME!!

Hoje

Hoje a Suécia, a Dinamarca e a Bulgária "fizeram o meu dia". Os italianos jogaram mal o campeonato todo, e é escandaloso ter tanto talento e jogar daquela maneira, sem fio de jogo, sem cabeça, com uma arrogância extrema que só nos últimos minutos do Itália-Bulgária se começou a desvanecer, para se transformar numa angústia terrível. E se os atletas italianos mereciam isto pela forma como (não)jogaram, a Federação Italiana de Futebol também o merecia pela corrupção e tráfico de influências que domina e não esconde, nomeadamente com o caso que referi uns posts atrás, sobre a suspensão do Totti e do Frei, isto para não falar dos media italianos que são o alvo a que mais particularmente dedico um sentido e contente "arriverdeci!".

Foi na barafunda da minha secretária..

...que encontrei meia dúzia de fotocópias. O título, "A Dor de Pensar", contagiou-me com o vírus da curiosidade, e levou-me a dar uma vista de olhos ao texto.

"A inteligência lembra uma varinha de condão: graças a ela, tudo o que dormia o sono do nada, incluíndo o próprio Homem, acorda para a existência. Ser é ser objecto de conhecimento. A mesma varinha, porém, por um uso intenso e persistente, acaba por esvaziar de realidade as coisas, fá-las regressar ao nada de onde vieram. É um instrumento de destruição que vitíma aquele que o maneja, lhe provoca a dor da «universal ignorância», a sensação de tactear nas trevas, e ao mesmo tempo o causa, o corrói, mina as condições elementares de felicidade...

Os meus pensamentos são contentes.
Só tenho pena de saber que eles são contentes,
porque, se o não soubesse,
em vez de contentes e tristes,
seriam alegres e contentes...


Pára, meu coração!
Não penses! Deixa-o pensar na cabeça!
"

terça-feira, junho 22, 2004

Adeusinho...capice?

Os italianos quiseram fazer a mesma jogada da Espanha, foram para os media, antevendo uma possível eliminação do euro, justificando a sua possível não qualificação com um resultado combinado entre as selecções da Dinamarca e Suécia. Isto é uma jogada muito baixa, de quem não sabe perder.
A Itália deixa assim, sem honra nem glória e na minha opinião, justamente, o Euro 2004.

Agora torço para que a última apurada seja a Letónia, sempre tem adeptas mais giras que as alemãs ou holandesas!

Até à vista!

Jogamos...?

Pelos vistos os 10 milhões de portugueses que lêem A Tasca leram o meu post e, mesmo depois da vergonha do jogo com a Grécia, continuaram a apoiar Portugal e o resultado está à vista! (just kiding...)

Agora a sério, GOSTEI!! Só falta uma coisa: "Na vida como no desporto..." a mesma atitude!!



Perdoem-me agora os 50 milhões de ingleses leitores do nosso blog mas...

VIVA PORTUGAL!!

Para o Frederico:

A sala do castelo é deserta e espelhada.

Tenho medo de Mim. Quem sou? De onde cheguei?...
Aqui tudo já foi... Em sombra estilizada,
A cor morreu - e até o ar é uma ruína...
Vem de Outro tempo a luz que me ilumina -
Um som opaco me dilui em Rei...

(Mário de Sá-Carneiro)

Einstein's General Theory of Relativity for dummies

Put your hand on a hot stove for a minute, and it seems like an hour. Sit with a pretty girl for an hour, and it seems like a minute. THAT'S relativity!

21 de Junho

E o dia mais comprido do ano passou e eu sem o aproveitar como queria, pelo 2º ano consecutivo...
Mas enfim, chegou o Verão (oficialmente)!

É o futebol no seu melhor

O todo-poderoso Totti cospe e agride violentamente (e repetidas vezes) um jogador, e é suspenso por 3 jogos e ainda vai fazer choradinhos para a televisão e pedir indemnização por danos à sua imagem às estações televisivas e sites de internet que denunciaram o sucedido. O suiço Frei cospe para cima de Gerrard e fica suspenso durante 15 dias, ou seja, mesmo que a Suiça tivesse passado aos quartos de final e mesmo que chegasse à final, Frei não jogava. Bulgária (apesar do Stoichkov) boa sorte e dêem cabo dos italianos. Ou então Suécia e Dinamarca esqueçam as guerras do passado e empatem a 2 golos...

Dir-me-às quem sou

Nestes dias de Euro, torço como ninguém pela equipa suiça, sofro mais por ela do que pela equipa das quinas e emociono-me com cada bandeira vermelha e branca que vejo vestida ou içada. Quem sou? Um louco apaixonado por um país que criou a mais bela criatura que o Sol viu nascer.

vá soletrem comigo: ta-tau

Não sei se isto é verdade, mas a ser, é uma daquelas que entra directamente para o hall of fame de artifícios para "aljubarrotar" (neologismo criado aqui), um justo vencedor do prémio "Padeira de Aljubarrota": parece que, pelo que li no Mar Salgado (que anda muito parado, que se passa navegantes, o vento amainou ou as velas não estão içadas?), o jogador Fernando Torres, da equipa de nuestros hermanos, em declarações ao jornal Marca, disse que após o golo do Nuno Gomes, os jogadores portugueses disseram aos espanhóis que os russos tinham marcado um 3º golo à Grécia (o que deixaria a Espanha classificada para os quartos de final) e portanto não tinham de correr tanto porque já estavam apurados. TAU.

Receita de Moelas III

Moelas de avestruz au champagne

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

- 500 gramas de moelas de avestruz inteiras.
- 2 colheres de azeite.
- Sal e pimenta.
- Um copo de champagne ou vinho branco.

Molho:
- 30 cl de natas e um copo de champagne.
- 2 cebolinhas.
- 1 colher de manteiga.

Preparação:

Salpimentar as moelas e pôr no forno com o azeite e o champagne. Regar bem e dar a volta. Juntar água e deixar uns 30 minutos a 180º. Preparar entretanto o molho, refogando as cebolinhas picadas com a manteiga e juntando as natas e o champagne. Apurar, ligar o molho e juntar o líquido das moelas filtrado sem gorduras. Servir as moelas em fatias por cima do molho.


Parabéns!

O Avatares de um desejo completa um ano de avatares! Parece que os grandes blogs estão todos a chegar à maturidade/maioridade blogosférica... parabéns!

Solstício

Porque é que o dia mais longo do ano só vem quando tenho livros para estudar, exames para fazer, e muito, muito sol que não posso aproveitar?

Em exclusivo para a "A Tasca"

A polícia já organizou e tem bem estudado o plano de defesa contra os hooligans ingleses no Portugal-Inglaterra no Estádio da Luz: deixam as protecções e as armas de lado, e metem-se em roupas coloridas e com lantejoulas e avançam sem medo de manjerico na mão. Se as coisas derem para o torto, chamam as temidas... MARCHAS POPULARES da zona de Benfica (que -ouvi dizer- que têm ligações com a Al-Qaeda).

Que grande gargalhada que estou a soltar

Estava agora a recordar a imagem num dos telejornais da nossa televisão, de um inglês com uma lata de cerveja na mão e com voz tremida e chorosa, a queixar-se que os ingleses estavam "sugaditos" a confraternizar com os amigos-de-sempre-les-bleus, calmamente a beber um copito, quando apareceram os grandes monstros portugueses das MARCHAS POPULARES que os atingiram com gás lacrimogéneo...

segunda-feira, junho 21, 2004

Tempos de tristeza e de mágoa.
São os tempos que a morte traz.

Para quem não conhece:

Principado da Fuzeta da Rainha D. Maria I

Eu não conhecia esta personagem até ela ir ontem ao programa do Herman e estou.... MARABILHADO!! ;P

Para uma fantástica sessão de riso façam o favor de seguir o link das "Notas de Imprensa" e vejam depois o "Programa do Governo".

Relatos de um viciado em Site Meter

Parece que chegou alguém aqui à "A Tasca" à procura de "mamas boas euro2004"... meu amigo (ou amiga), isso só na tua prima!

Receita de Moelas II

Moelas com vinho tinto

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

- 1 kg de moelas
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 dl de vinho branco
- 2 dl de vinho tinto
- sal qb
- pimenta qb

Confecção:

Depois das moelas arranjadas e lavadas, cozê-las tendo o cuidado de não as deixar cozerem demais. Depois de frias, temperar com os alhos picados, louro, sal, pimenta e o vinho branco. Deixar nesta marinada de um dia para o outro. Cortar as cebolas em meias-luas finas e refogá-las com o azeite. Retirar as cebolas quando estas estiverem louras, e deitar as moelas para fritarem. Retirar as moelas, quando estiverem fritas e regar com o vinho tinto, mais o líquido da marinada. Deixar ferver um pouco em lume moderado. Juntar as cebolas e as moelas e deixar ferver alguns minutos. Servir de imediato.

Pronto, pronto...

...não ficai tristes, nuestros hermanos!!! Em 2008 há mais!

No rescaldo do jogo...

OLIVENÇA É NOSSA !!!

Aljubarrota reinventada



ATÉ OS COMEMOS!!!

Personal quotes (Angelina Jolie)

"You're young, you're drunk, you're in bed, you have knives; shit happens."

Tooomb Raider

Hoje, a meio de um destemido zapping pelos canais da Cabovisão, dei de caras com a BBC, onde havia um debate entre dois cavalheiros, presentes no estúdio onde o programa estava a ser gravado, e a embaixadora de qualquer coisa da Unicef, miss Angelina Jolie. Na esperança que a câmara repousasse sobre a dita cuja, acabei por deixar a televisão na BBC até que o programa acabasse.
Mais tarde, à vinda para casa, vinha a pensar em como tinha sido um trunfo terem nomeado a Angelina embaixadora de qualquer coisa da Unicef, porque com a presença dela qualquer debate, por mais inócuo que pudesse ser, tinha espectadores de certeza, o que, apesar de ter sido uma decisão baseada na popularidade e beleza da actriz, levaria a que essas pessoas prestassem atenção ao debate e ouvissem coisas que provavelmente nunca pensariam.
Mas logo a seguir reparei que me lembrava perfeitamente do casaco azul que ela trazia, no penteado apanhado com 2 cabelos ligeiramente soltos, a rugazita que ela tinha na testa e do ar simpático que ela manteve o programa todo, mas não fazia a mais pequena ideia de que é que tratava o debate, quem eram os homens de fato e o que raio tinha estado eu a fazer durante toda a hora do programa.

domingo, junho 20, 2004

hum,.... eu só queria dizer uma coisinha.

VIVA PORTUGAL

O 11 Maravilha

Um enviado especial da Tasca à acedemia de Alcochete conseguiu o que mais nenhum jornalista conseguiu até à data - o 11 inicial de Portugal que vai alinhar frente à Espanha.
Minhas senhoras e meus senhores, em directo e em exclusivo, aqui vai:

Guarda-Redes: Vitor Baía
Defesas: Secretário, Litos, Jorge Costa, Dimas
Médios Defensivos: Vidigal e Paulinho Santos
Médios Ofensivos: Sérgio Conceição, João Pinto, Pedro Barbosa
Avançado: Sá Pinto

De anotar que a grande dúvida está na posição de médios defensivos, uma vez que Paulo Sousa e Oceano também se encontram num excelente momento de forma. Quem deve ficar mesmo de fora é Abel Xavier, uma vez que seleccionador não quererá comprometer o jogo.

ATÉ OS COMEMOS!

Prognóstico

Próximo Campeão Europeu »»» República Checa

PS: Aceitam-se apostas! :)

sábado, junho 19, 2004

...

Memória, é a unica coisa que fica.

Mas que sentimento é este?

Há, em mim, um qualquer sentimento que não consigo decifrar, e que me percorre neste momento. Impele-me a abrir o blogger, e escrever este post. Que é um post só para deixar um beijinho à Sofia, à Isadora e à Larissa, e um abraço ao Luís, ao Clandestino, ao Frederico e ao Nuno. Às vezes há momentos assim: estranhos.

Feliz Aniversário

Chico Buarque faz hoje 60 anos... uma referência musical, ética e um mito, que o é, sem o querer ser. Tive ontem em minhas mãos o romance Benjamim, escrito por Chico Buarque, que me garantiram ser uma enorme surpresa pela positiva, e ouvi, graças à Lua (a genuína, não reles imitações), o "Chico, 50 anos - o trovador", que me levou a certos lugares da minha infância que eu não lembrava mais.

João e Maria
Sivuca - Chico Buarque/1977

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país


Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido


Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim...


(alguns artigos interessantes, aqui)

Happy BlogBirthday

O A Forma do Jazz (a Vir) completa hoje a bonita idade de um ano de existência na blogosfera. Aqui na "A Tasca" estamos especialmente contentes, visto ser um dos blogs que mais gostamos e, como já vem sendo habitual por aqui, hoje as litradas são à conta da casa!

sozinho na noite

Olho à noite o céu escuro
Não estou a vê-la,
A lua...
Deve estar escondida atrás de alguma estrela.

Receita de Moelas I

Ingredientes:

- 1 Kg de moelas
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 tomates maduros
- 1 colher de sobremesa de salsa picada
- sal e pimenta qb

Preparação:

Lavar bem as moelas e cortá-las em pedaços. À parte, refogar as cebolas e os dentes de alho picados, no azeite. Juntar depois as moelas, o tomate picado e metade da salsa. Temperar com sal e pimenta, regar com um pouco de água e deixar cozer. Servir, polvilhando com a restante salsa picada.

Bom apetite!

Moelas

Nós aqui na "A Tasca" temos um grande apreço pelas corriqueiras tascas do nosso país e pelos petiscos que nelas podemos encontrar. Aliás, um dos "passatempos" da Gerência (se bem que "passatempo" não é exactamente o termo correcto, visto que nós não nos perdemos de propósito nem com o intuito de as encontrarmos) é perdermo-nos pelas ruelas da Alta cá de Coimbra, e descobrir em becos sem saída pequenos buracos que afinal não são mais do que acolhedores lugares de repasto dos Bate-Mal deste nosso Portugal, as nossas bem amadas tascas.

Um dos nossos petiscos predilectos são as moelas. E enquanto o nosso Moelas não nos brinda com as suas maravilhosas receitas (ele que até sabe cozinhar umas moelas à maneira africana que são divinais), eu tomei a liberdade de compilar algumas, que vou partilhar com todos os clientes desta "A Tasca", ao ritmo de uma receita por dia.

Espero que gostem do petisco.

Em ti

A que é que sabe o desengano? Sabe a lágrima, numa noite de insónia, perdida do outro lado do escuro, onde tu não estás mas onde os meus olhos procuram, entre os vincos dos lençóis e no cheiro que emana deste sonho.

V

Reza a história que certo dia o Abramovich e a esposa estavam de férias e, a dada altura, resolveram ir comprar algumas recordações para oferecer aos amigos. No fim da manhã já tinham 1 Van Gogh, 1 Picasso e 2 Rembrandt. O preço: 50 milhões de euros. Roman paga com os trocos que tinha na carteira, ao que a mulher se vira e pergunta: "Oh Romanzito, agora que já comprámos os postais, podemos passar às prendas?"

É assim, vida de rico 8)

Vá, agora umas anedotas para desenjoar

I
Um sujeito está sentado ao lado de um padre dentro de um avião. A hospedeira oferece bebidas. O sujeito pede whisky com gelo. Ela então pergunta ao padre se ele deseja o mesmo. O padre responde:
-Prefiro ser agarrado selvaticamente por uma prostituta do que botar uma gota deste álcool na boca!
O sujeito escuta e devolve o whisky à hospedeira dizendo:
-Desculpe... Eu não sabia que tinha essa opção!

II
Bom é: A tua mulher estar grávida.
Mau é: Serem gémeos.
Lixado é: Teres feito vasectomia há cinco anos.

III
Diz a mãe para a filha:
-Ó filha, tu gostas do teu namorado?
-Gosto! Ele até me chama: minha gatinha, minha coelhinha!
-Pois é! Mas depois os animais vão crescendo....
É minha vaca, minha baleia!...

IV
Na Rádio Cidade:
-Olha aí caros ouvintes vem aí o passatempo Cidade, valendo hoje uma colectânea da Shakira. E já temos um ouvinte em linha. Tou? Fala aí cara!
-Boas tardes.
-E quem tá falando?
-É o Zé.
-Zé... e você tá falando de onde?
-Da Vidigueira.
-Olha aí, Zé da Vidigueira, presta atenção cara. Valendo dez CD´s: - qual o País com duas sílabas em que uma delas se come? Ouviu bem Zé? Qual o País com duas sílabas que uma delas é muito bom para se comer?
-Huuummm....pois....ahhh...CU-BA!!
O locutor fica em silêncio durante dez segundos.
-Olha aí Sr. Zé, vai levar o prémio pela criatividade da resposta, mas aqui na minha ficha estava escrito Ja-pão!

A minha última contribuição intelectual do dia, prometo

Vislumbre

A horas flébeis, outonais -
Por magoados fins de dia -
A minha Alma é água fria
Em ânforas de Oiro... entre cristais...

Mário de Sá-Carneiro

A não perder

"Pintor que sou, as minhas manchas são lagos em que mergulho e que me oferecem a dissolução do meu corpo previsível"
Júlio Pomar, "Da Cegueira dos Pintores"


Na galeria da Casa da Cultura, em Coimbra, de 4 a 23 de Junho, uma exposição de pintura de Maria Alcina, obras "tendo a figura humana como motivo principal e a mulher como eleita", em que se conjuga a quietude e o silêncio, a intimidade e a sensualidade, a luz, o Bem e o Mal, e o olhar, o olhar de cada mulher que raramente se nos dirige, contrastando com a atitude dos corpos que se nos oferecem, indefesos e entregues ao arbítrio de quem os vê; quebra-se assim a aparente inquietude que as telas sugerem e liberta-se dessa relação tela-olhar, uma tensão latente suscitada pelo nosso voyeurismo e pelo silêncio exibicionista das figuras.

No Museu da Cidade, Edifício do Chiado, na galeria de exposições temporárias, uma exposição de Matilde Marçal, com obras de grande qualidade, de tema bucólico, melancólico e saudosista, não um ponto de partida mas uma reminiscência.

Um grande, grande post

No Blogue de Esquerda, aqui.

"A Tasca" e o serviço público

Filipa Garnel é, actualmente, a directora da Lux. Foi convidada a participar no programa "Bem Estar" do Canal Saúde, no papel de convidada, e inclusivé teve direito ao epíteto de "jornalista" (o que levantou alguns problemas aos produtores do programa, que tiveram de mandar vir de diversos países os mais variados e competentes especialistas, com o intuito de conseguir a hercúlea tarefa de explicar à mesma o que queria dizer "jornalista"). Fez os comentários e apresentações da boda do casamento do príncipe Felipe de Espanha com Letizia Ortiz, juntamente com a Júlia "Berra imenso" Pinheiro e o Henrique "Tenho cara de enjoado e vendi a alma à TVI e agora estou arrependido" Garcia. Foi entrevistada por Virgílio Azevedo, que publicou uma reportagem na Revista do Expresso intitulada "Como nasce uma estrela", na tentativa de encontrar as qualidades necessárias ao sucesso na TV, e que devia estar bêbado ou drogado ou as duas coisas no momento em que pensou no nome da dita cuja para a reportagem. É amiga da família Cruz e tal. Foi uma das "apresentadoras" do Confiança Cega na SIC. Faria parte de um 3º grupo de pessoas a colocar dentro da casa do Big Brother, se este fosse um Big Brother Superstar e se fosse para haver sexo, segundo Margarida Rebelo Pinto. Trabalhou no Mundo Vip, com o Paulo Pires. Há uns anos atrás espetou umas chapadas na cara do director do "Semanário", com a ajuda do Emídio Rangel, que prontamente lhe disse que o quadro na parede não era uma pessoa e, portanto, não lhe poderia responder, por mais que ela lhe mostrasse a dentuça. Li também (dizem as más línguas) que "Apresentadora de TV Filipa Garnel vai ser mãe. Leão Marinho do Zoomarine nega paternidade da criança.". Enfim, e é esta a história da dita cuja.

Fotos da Filipa Garnel: TAU, TA TAU, TAU TAU, TOMA LÁ QUE JÁ ALMOÇASTE.

A minha pergunta é:

Porque é que vem tanta gente parar aqui à procura da Felipa Garnel? ou Filipa Garnel?

(eu prometo que vou procurar coisas sobre a senhora, voltem mais tarde)

sexta-feira, junho 18, 2004

A senhora e as amigas da senhora (dos serviços públicos) II

Já o escrevera em tempos (aqui), mas o meu desagrado perante a "senhora e as amigas da senhora (dos serviços públicos)" é algo que não cessa, e cada vez mais protuberante. Na Biblioteca Municipal, hoje, a "senhora" dizia ("berrava" é o termo mais adequado) ao jovem ao meu lado que ele não podia requisitar o livro em questão. O jovem, já ligeiramente embaraçado com a situação, visto estar a ser censurado como se tivesse entrado em roupa interior na Biblioteca e a gritar "olé olé viva as galinhas pretas", perguntou a medo o porquê de não poder requisitar o livro. Ainda estava ele a acabar a frase (e eu ouvi, ele estava a dizer "que é para da próxima vez não repetir e saber quais os livros que não se podem requisitar"), já a "senhora" se virava para as "amigas da senhora" e, com as duas mãos agarradas à cintura (tal qual sitcom portuguesa do início dos anos 90, com o Nicolau Breyner, naquele preciso momento em que vai sair a piadinha fácil e os actores se põem em pose de "peixeira-não-do-bolhão-mas-sim-de-uma-qualquer-feira-alfacinha-com-combinação-de-toda-e-qualquer-pose-de-actriz-de-revista" e repetem aos berros e vezes sem conta a mesma expressão brejeira) começou a vociferar em tom jocoso se ele não teria lido "cota 0 820 JYC 45687", pois estava lá explícito que ele não podia levar o livro, porque estava lá UM ZERO. Gozou com o jovem até mais não, com algo que ela não compreendia como é que ele não podia saber de cor (afinal de contas, o zero é tudo - coitadinhos dos romanos e viva os árabes), nunca lhe olhou para os olhos pois estava mais interessada em berrar para toda a Biblioteca e rir-se com as aldeãs colegas ao lado dela. O rapaz saíu, humilhado. A "senhora e as amigas da senhora (dos serviços públicos) sentaram-se, e leram a Maria.

Meu dito, meu feito

Dirigi-me à Biblioteca Municipal e fui buscá-lo. "Ulisses", de James Joyce, 6ª edição da Difusão Editorial, Lda., com tradução de António Houaiss. Um livro enorme, com algumas folhas descoladas, a capa gasta e dobrada, com cheiro a antigo e aspecto a antigo e a muito, muito usado. Exactamente como eu gosto. Começa agora a minha odisseia pelas ruas de Dublin!

(mais uma vez, obrigada Sofia e Charlotte, pela vossa inconsciente contribuição para esta minha maravilhosa descoberta)

Música para ouvir

Música para ouvir
Edgard Scandurra / Arnaldo Antunes

música para ouvir no trabalho
música para jogar baralho
música para arrastar corrente
música para subir serpente
música para girar bambolê
música para querer morrer
música para escutar no canto
música para baixar o santo

música para ouvir música para ouvir música para ouvir

música para compor o ambiente
música para escovar o dente
música para fazer chover
música para ninar nenê
música para tocar na novela
música de passarela
música para vestir veludo
música pra surdo mudo
música para estar distante
música para estourar o falante
música para tocar no estádio
música para escutar no rádio
música para ouvir no dentista
música para dançar na pista
música para cantar no chuveiro
música para ganhar dinheiro

música para ouvir música para ouvir música para ouvir

música para fazer sexo
música para fazer sucesso
música para funeral
música para pular carnaval
música para esquecer de si
música pra boi dormir
música para tocar na parada
música para dar risada
música para ouvir música para ouvir música para ouvir
música para ouvir música para ouvir música para ouvir

música para ouvir música para ouvir música para ouvir

Vi-o, pela primeira vez, no Festival do Sudoeste, da Zambujeira do Mar, e apaixonei-me pela sua música apaixonante. Hoje, às 19h, esteve Arnaldo Antunes na primeira pessoa, no "Pessoal e... Transmissível" (TSF) de Carlos Vaz Marques. Imperdível. Excertos áudio da entrevista aqui, aqui e aqui.

Viva a boa imprensa

Manchete do "O Independente" de hoje:

"Manuel Vilarinho quer pôr Tomás Taveira todo nú."

Ah grande Hua Mei!

"Pandas vêem filmes de sexo entre pandas para estimular a procriação:

Os investigadores chineses estão muito satisfeitos com a mais recente aposta para aumentar a população de pandas gigantes no universo: mostrar aos animais que têm vivido em cativeiro filmes de casais de pandas a procriarem, de forma a estimular-lhes o desejo sexual.
Hua Mei, um panda fêmea com quatro anos, que nasceu em cativeiro nos Estados Unidos e recentemente foi transferida para a China, foi um dos animais a integrar este programa. Os investigadores temiam que, por sempre ter vivido em cativeiro no zoológico de San Diego, Hua Mei não estivesse vocacionada para a procriação e rejeitasse os desejos do seu novo parceiro.
Vai daí, os responsáveis do Centro de Protecção dos Pandas Gigantes, na região chinesa de Wolong, clocaram uma televisão no espaço ocupado por Hua Mei e pelo seu companheiro, passando permanentemente cenas de sexo entre pandas. Resultado: Hua Mei está grávida e brevemente vai contribuir para aumentar o número de pandas vivos
."

in Público, 18-06-04

maldito papel...

Erro Imperdoável

Venho por este meio anunciar que nos meus últimos posts cometi um erro imperdoável. Estou-me a referir à palavra Gambozino, que se escreve com O e não com U.
Esta terrível falha foi descoberta no âmbito das minhas pesquisas sobre Gambozinos e por isso peço as minhas sinceras desculpas!

Deixo aqui a definição de Gambozino, do Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editora:

GAMBOZINO - pássaros ou peixes imaginários com que se iludem ingénuos, mandando-os caçar ou pescar esses pássaros ou peixes; (prov.) andar aos - : vadiar

Os nossos embaixadores, o nosso patriotismo e tal

"Porque é um jogo que decide a nossa passagem aos quartos-de-final, uma passagem que todos nós esperamos que se concretize e se vou para o próximo jogo com receios, com medo de falhar e com medo de assumir o jogo, então mais vale não ir, porque certamente irei fazer uma cagada."

Costinha, jogador do FC Porto.

o sopro do coração

"Sim, o amor é vão
É certo e sabido
Mas então (Porque não)
Porque sopra ao ouvido
O sopro do coração
Se o amor é vão
Mera dor mero gozo
Sorvedouro caprichoso
No sopro do coração
No sopro do coração

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do
Corpo no turbilhão

Sopra doido
E o que foi do
Corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras

Corto em dois limão
Chego o ouvido
Ao frescor
Ao barulho
À acidez do mergulho
No sangue do coração
Pulsar em vão
É bem dele É bem isso
E apesar disso eriça a pele
O sopro do coração
O sopro do coração

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do
Corpo no turbilhão

Sopra doido
E o que foi do
Corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras"


Clã

"A Tasca" Report

"A Tasca" mudou de mail, agora estamos no A.TASCA@GMAIL.COM, devido ao serviço claramente incompetente dos servidores mail.pt. Pedimos a todos os clientes que actualizem os endereços, visto que vamos deixar de usar por completo, o a_tasca@mail.pt.

quinta-feira, junho 17, 2004

e Paladino falou:

Não tenho nada de jeito para escrever ultimamente, mas não posso ficar indiferente a este monopólio da "A Tasca" por parte de um gerente que deve pensar que é intelectual! ;)

A única coisa em que penso ultimamente é na Letónia... é isso e Gambuzinos.

Ainda o Site Meter

Para quem anda à procura de informações sobre o Projecto Palhota Viva, aqui está o site oficial.

*

Para a preparação de shot's e outras bebidas que tais, o site do costume aqui e outro que eu descobri há pouco tempo, aqui.

*

Definição de nojo:

afér. de enojo < Lat. in + odiu, com ódio

s. m.,
náusea;
enjoo;
asco;
aquilo que inspira asco ou repugnância;

fig.,
luto;
mágoa;
mortificação;
vergonha;
pejo;

ant.,
dano;
prejuízo.

*

Definição de humilhação:

do Lat. humilitatione

s. f.,
acto ou efeito de humilhar;
rebaixamento moral;
vexame;
afronta.

*

Sobre Platão, podem ir aqui, aqui (isto se aguentarem, claro está, o midi terrível), aqui e aqui (as tetralogias).

António Variações

Pude ver pelo Site Meter que vem muita gente parar à "A Tasca" à procura de informação sobre António Variações. Com falta de tempo para criar aqui um texto inédito sobre um artista que tanto fez pela música portuguesa em tão pouco tempo, compilei alguns links que possam ser úteis:

Biografia e Discografia de António Variações
Biografia, Discografia, os Variações, a morte e Homenagens

(se a imagem não aparecer à primeira façam refresh (tecla F5) ou fechem a página e voltem a abrir)

Meme yourself

Descobri os memes através de um texto do Luís, se bem que, confesso, não tenha ficado exactamente esclarecido sobre os mesmos. Ontem, dia de confissão da minha ignorância (patente em muito de mim e do que faço e procuro fazer), dia de pesquisa e do centenário do Bloomsday, encontrei algumas frequently asked questions sobre os memes. Mas nem assim, alertado para o perigo e tentando viver no nível 3, consegui resistir à tentação, e lá comprei uma bola de futebol. E andei com uma bandeirola para trás e para à frente (se bem que, e isto que sirva de atenuante, a bandeira não é minha).

Mea culpa

-How do you pronounce "meme"?
-"Meem" (rhymes with "dream")

-What is a meme?
-Memes are the basic building blocks of our minds and culture, in the same way that genes are the basic building blocks of biological life.

-Isn't memetics just a fancy name for _________ (fill in the blank with "cultural evolution", "behavioral psychology", "sociobiology", or anything else)? Why is this anything new?
-The breakthrough in memetics is in extending Darwinian evolution to culture. There are several exciting conclusions from doing that, one of which is the ability to predict that ideas will spread not because they are "good ideas", but because they contain "good memes" such as danger, food and sex that push our evolutionary buttons and force us to pay attention to them.

-Who invented memes?
-Oxford zoologist Richard Dawkins is credited with first publication of the concept of meme in his 1976 book The Selfish Gene.

Educação Sentimental

Cientistas britânicos conseguiram provar que o Amor é realmente cego. Os sentimentos amorosos podem levar à supressão da actividade nas áreas do cérebro que controlam o pensamento crítico, revelou um estudo publicado na última edição da revista NeuroImage.

A investigação dos especialistas da University College London (UCL) demonstra que quando ficamos próximos de uma pessoa, o cérebro decide que a necessidade de avaliar o seus carácter e personalidade é menor. Os sentimentos suprimem a actividade neurológica relacionada com a avaliação social crítica dos outros e as emoções negativas.
O fenómeno acontece não só no amor romântico, mas também no amor maternal. A equipa da UCL analisou a actividade cerebral de 20 jovens mães quando viam fotos dos seus filhos, de crianças que conheciam e de amigos adultos.

Os padrões de actividade cerebral registados foram muito semelhantes aos já identificados num estudo relativo aos efeitos do amor romântico. Em ambas as investigações as áreas relacionados com o sistema de recompensa do cérebro tinham mais actividade. Quando estas áreas são estimuladas, produz-se um sentimento de euforia, indicam os cientistas.

O que surpreendeu os investigadores em ambos os estudos, foi a revelação de que há uma redução dos níveis de actividade nos sistemas necessários para fazer julgamentos negativos. Um fenómeno muito importante, indicam os especialistas, já tanto o amor romântico como o amor maternal são vitais para a perpetuação da espécie humana.

(não te martirizes então por não conseguires esquecê-la, por lhe perdoares tudo, por te perderes quando estás com ela, por te perderes quando não estás com ela; afinal de contas é pela perpetuação da espécie humana)

shiuuu..

Eu sei quem está quase a fazer um aninho...

Pensamento das 4h32 am

Se fosse tão fácil depositar o dinheiro no banco como é gastá-lo, éramos todos muito mais ricos.

Times of change

Times of change. O JPP parece que se vai embora, e o FNV já foi (e nem sequer se despediu.. :\).
A blogosfera ficou mais pobre e tal.
Chatice.

quarta-feira, junho 16, 2004

Atenção aos tablóides em Inglaterra

É verdade!! O Beckham traíu a Victoria!!! Mas qual modelos, quais secretárias, o Beckham foi às miúdas cá em Coimbra!!!

Ainda sobre Joyce

Storm Magazine.

Today

Shame on me. Por ignorância (daquela de estirpe vil e indesculpável), não fazia a mais pequena ideia do que era o Bloomsday, quem era James Joyce, o que era "Ulysses" ou quem era Jorge Luis Borges. Mas foi graças a duas lindas mulheres, a Sofia e a Charlotte, que sem o saberem me levaram a passar uma tarde inteira em frente ao computador à procura de toda a informação passível de me saciar a curiosidade e preencher o vazio que imperava no meu conhecimento (ou falta dele). Aconselho desde já este texto no Bomba Inteligente, como uma óptima maneira de incitar à pesquisa sobre Joyce, para quem, tal como eu, não saiba nada sobre o mesmo. Obrigado às duas. Ah, e prometo ler "Ulysses" antes dos 30.

Vivó Gambuzino

Caçar Gambuzinos é a coisa mais difícil que existe

Mais um link para as Autenticas Pomadas! :P

Finalmente descobri:

jamiroo »»»» clica aqui

Comentários e delírios

O Aviz completa um ano de existência blogosférica, de reflexão e crítica, de Portugal e Brasil, de livros, de livros, e da noite. Parabéns!

terça-feira, junho 15, 2004

Sarau

A poucas horas de um exame fulcral, aconselha-me Goethe que "não há nada mais terrível do que uma ignorância activa". Desconfiei. Nisto surge de rompante Francis Bacon, que entre risinhos infantis me sussura ao ouvido, "nada faz um homem ter tantas suspeitas como o facto de saber pouco". Fiquei lixado, garanto-vos. Trocavam olhares indiscretos enquanto eu, farto de ser alvo de tanta chacota, pensava nalguma desculpa plausível para deixar a sala; "Sinto-me doente, vou para o meu quarto", disse. "A doença do ignorante é ignorar a sua próxima ignorância", replicou Amos Bronson Alcott. "Tú és filósofo, não és médico oh meu ganda cámone!!", repliquei, já furioso. "Vai estudar, vai estudar, vai estudar miúdo!!", não paravam de gritar. "Já estudei, já estudei, já estudei!!", discutía-mos sem cessar! A Joceline, com o engenho e arte que só uma mulher possui, termina de uma vez só a contenda, repreendendo-me autoritariamente assim: "envergonha-te menos de confessar a tua ignorância do que de teimar numa discussão tola!".

Cabisbaixo, e rendido ao meu triste destino, apresso-me a sair da sala quando, inesperadamente, se apaga a luz devido à trovoada retumbante que assombra os jardins da mansão. Oh azar dos azares, tropeço na tapeçaria e vou de encontro à parede, sem cerimónias. Ao reacender da luz, a imagem era, no mínimo, caricata: eu, caído no chão, junto à parede e agarrado à cabeça, eles (o Goethe, o Bacon, o Alcott e a Joceline) no meio da sala, impávidos e serenos. Antes que pudessem recomeçar com as tiradas espirituosas que têm o aborrecido hábito de proferir em meu detrimento (rejubilam quando gozam comigo, é incrível...), citei um dos deles (que por acaso estava atrasado, retido no trânsito parece...), Anatole France: "Sabem, mes amis, a escuridão envolve-nos a todos, mas, enquanto o sábio tropeça numa parede, o ignorante permanece tranquilo no meio da sala".

E fui-me embora!

Delightful

Dois grandes textos no Almocreve, este e este.

segunda-feira, junho 14, 2004

Foda-se!!

Provavelmente ninguém vai ler isto porque isto não passa tudo de um sonho mau... Com exame ás nove da manhã, são quatro e um quarto e ainda não preguei olho e agora a minha mãe "resolveu" sentir-se mal com falta de ar.

Ainda faltam umas horas e o exame já me está a correr mal...

Educação sentimental

obsessão



do Lat. obersione


s. f.,
impertinência excessiva;
preocupação constante;
perseguição insistente;
ideia fixa;

Teol.,
estado de pessoa que se crê atormentada e perseguida pelo espírito maligno.


Amor não é obsessão.

Será que interessa estar vivo?!

A mim não me interessa amar! Passava bem sem este sentimento que tanto me leva ao cúmulo da felicidade, como ao cúmulo da tristeza e do sofrimento. Mas por muito que eu o queira enganar, não o consigo despistar e fazê-lo seguir outro caminho!

- Chiça! Perde-te aí pelos cantos obscuros da sociedade! Não me apareças mais à frente!
- ........
- Desaparece! Não vês que és um parasita?!! Suga a energia a outras pessoas!
- .............
- De uma vez por todas não entendes que eu não gosto de ti!

Estamos Vivos... E Bem Vivos ;)

Amar, estar apaixonado por alguém ou alguma coisa. O que interessa é amar. Se não amares, não sofres nem tens alegrias. É como se não estivesses vivo.

PS: Gomes, és grande (ou para lá caminhas ;) ) e o jamiroo também o é, apesar de ser baixinho :P

Que ridiculo que és....

E vocês perguntam quem?!! E eu respondo simplesmente, a porra do "amor"

Vamos fazer uma coisa...

Dos clientes d'A Tasca que lerem este post, que usufruem do direito de voto e não foram votar para as europeias, agradeço que deixem um comentário com a verdadeira causa dessa vossa abstenção.

A melhor desculpa ganha uma bicicleta.

Cumprimentos de um democrata.

mais uma daquelas coisas que não interessam a ng

Há quem diga que são os sentimentos que nos fazem ser aquilo que somos: humanos. Eu cá digo que então não é bom ser-se humano, já que há muitos sentimentos que eu não gostava de ter.

domingo, junho 13, 2004

post merdoso, de quem não tem mais nada que fazer

Estudar não consigo, por mais que tente, que faço então?
Sento-me à varanda, nesta noite quente, quase de verão, a saborear uma carlsberg e a ver a cidade adormecer. Como é bom pensar na vida iluminado pela luz da estrelas, pela luz da... onde estás, lua?

Ainda a respeito da amizadezita

Porque é que tudo é incerto
Não pode ser sempre assim
Se não fossem os meus amigos
O que seria de mim...

Hmmm... tão bom...

...poder fazer amor com quem mais gostamos, onde menos esperamos...

Qéqilo?!

Oh meu Deus.

A turum pxii by myself

Não sei se viram mas havia por aí uma publicidade que dizia: "Vamos deixá-los em ruínas."...

E foi mesmo... No fim do jogo os gregos (atenção agora:) PARTIRAM-SE a rir na nossa cara!!


PERCEBERAM??

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!



AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!



Err.... Não?? Não teve piada?? Nenhuma mesmo?!
(Hey!! Pelo menos tentei!!)

Resposta a isto

Um campo de relva num estádio, 11 jogadores de cada lado, uma bola e quatro árbitros, claques a torcerem para que a bola entre nas balizas... não é futebol? não é futebol? Em que bocadinho desses 90 minutos está o que realmente deveria interessar ao patriotismo? "As nossas raízes, os nossos livros, os nossos quadros, os nossos espaços verdes, o nosso povo, os nossos problemas, o nosso lutar por melhores condições, o nosso lutar pelo nosso povo, por nós!" (isto via eu) e "os fogos florestais, e a urbanização selvagem, e a Europa, e os dez novos parceiros na CEE, e o desemprego, e as rendas estratosféricas, e os empréstimos à habitação a 40 anos, e o emprego precário, e a ciência inexistente, e a poluição, e a corrupção, e a criminalidade, e a agricultura quase inexistente e obsoleta, e isto e aquilo e tudo o mais que ainda está por cumprir desde que Portugal se fez à Índia em barcos da Coroa." (isto via Alexandre), vês isso nas bandeiras a um euro, na publicidade vergonhosa do Banco Espírito Santo ou no antes/durante/e depois do Euro?

(eu não)

Gosto bem desta musica!

"Blowers daughter" de Damien Rice

Go on, stab me

Então rapaz, os Pixies?

Friends will be friends

Por detrás de um qualquer "discurso de companheirismo" está, por vezes, um vazio. Um imenso vazio. Não sei se muitas se poucas vezes, até porque, mesmo quando motivado (o discurso, claro está) por uma recente demonstração de amizade plena ("cheia") ou de um sentimento de realização pessoal, pode ser um remate (o chamado "toma lá que já almoçaste") a um vazio que acompanhou o orador até esse instante de iluminação etérea via amizade. Mas felizmente por detrás de um qualquer "discurso de companheirismo" dos de cá da "A Tasca", está, sempre, um cheio. Um imenso cheio.

Música...

...para acompanhar o Sete de Ouros e o Sete de Paus

São sete da tarde e está-se tudo a passar
Uns andam para a frente outros querem virar
Outros ainda sonham com paragens distantes
Mas logo alguém ameaça com passos galopantes

São sete da tarde e passa tudo a correr
Alguém vai para casa tratar mal a mulher
Ele acha natural ela esconde as suas rugas
Aquele ali vai p'ra os copos tratar das suas fugas

Rei infante, dama tão delirante
Que até os seus próprios sonhos desfaz
Valete condescendente nem se digna a fazer frente
À magnitude do ás

O sete de paus nunca encontrou o seu canto
O sete d'ouros carrega cada vez mais encanto
O sete das espadas já ganhou outra cor
E o sete que era de copas perdeu o seu amor

Madrugada a dentro está-se tudo a passar
Um homem discursa, sete estão a aturar
E há quem evite as pedras que o destino arremessa
E o homem tem uma ideia... morrer durante a peça

Rei infante, dama tão delirante
Que até os seus próprios sonhos desfaz
Valete condescendente nem se digna a fazer frente
À magnitude do ás
À magnitude do ás.



Sete (está-se tudo a passar), Jorge Palma

Eu...

...não compro nem aceito, uma bandeira de Portugal. Dessas que andam por aí a propagar-se em varandas, antenas de carro e, mais recentemente (e, concretamente, após o jogo contra a Grécia), pelos chãos. O patriotismo é outra coisa, não bandeiras a um euro: são as nossas raízes, os nossos livros, os nossos quadros, os nossos espaços verdes, o nosso povo, os nossos problemas, o nosso lutar por melhores condições, o nosso lutar pelo nosso povo, por nós! Isto, meus amigos, é futebol. isso.

sábado, junho 12, 2004

Só esta vez...

E pronto... perdemos!! Agora já estou a ver a estória toda... Com a (falta de) confiança que os portugueses têm, vão começar a chover críticas a tudo e a todos e as bandeiras vão começar a desaparecer das varandas e janelas. Vão "todos" baixar os braços e dizer que já não temos hipóteses, somos fracos...

Por favor, uma vez na vida, mudem de atitude!! Nada está perdido e sem a confiança e apoio de toda a gente nem vale a pena jogar, perdemos à partida... Levantem a cabeça e continuem a apoiar a selecção!! Ela precisa de nós!!

Força PORTUGAL!!

sexta-feira, junho 11, 2004

Um turum pxii real

Eu: Mãe, levas-me à Praça da República depois de jantar?
Mãe: Para estudar? Claro filho, para estudar levo-te a qualquer lado!... e para não-estudar também.
Alex (o meu irmão de 11 anos): Oh mãe, então se eu prometer não-estudar muito, levas-me ao cinema?

Nu

Esqueci o meu moleskine, não o trouxe comigo. Caramba, eu sabia que me faltava qualquer coisa. Sinto-me vazio sem ele... sinto-me nú, como se me tivesse esquecido das calças em casa... hey, onde é que estão as minhas calças?!

Lei de Murphy

Quando saímos de casa a correr, a inevitável consequência é a de nos esquecermos sempre de qualquer coisa. Não importa o esforço mental de última hora, durante aquele período em que ainda é viável voltar atrás, pois havemos sempre de nos esquecer de alguma coisa.

Rei de Espadas

"Leva-se milhares de milhões de anos a criar um ser humano. E só uns segundos a morrer."

Maya - O Romance da Criação

Sete de Ouros

"É natural que o elefante se sinta envergonhado porque os seus antepassados se meteram, de repente, num beco sem saída. Mais honras se consedem ao pró-símio. Talvez tivesse aspecto de bobo, mas ao menos conservou o sentido de orientação. Nem todos os caminhos conduzem ao Beste."

Maya - O Romance da Criação

Sempre me escondi atrás da palavra terra. Sempre disse que o meu mal era estar afastado da terra! Sempre confessei uma ligação enorme aquela aldeia. Mas se calhar no fundo o que eu queria era uma grande desculpa para dizer que andava mal. Peço desculpa por isso

Sete de Paus

"Quem pôde alegrar-se com os fogos de artifício quando as filas de poltronas do firmamento se tinham enchido apenas de gelo e fogo? Quem pôde adivinhar que esse primeiro anfíbio não só tinha percorrido de gatas um passo desde a margem como dera um passo de gigante no longo caminho até à orgulhosa visão de conjunto do primata do princípio deste caminho? O aplauso à grande explosão só aconteceu quinze mil milhões de anos depois da explosão."

Maya - O Romance da Criação

Viemos ao mundo com a maior das inocencias. Começamos a crescer e a sociedade começa a tomar conta de nós. Ficamos mais vis, ficamos mais cinicos! Mas uma coisa que fica para sempre é o gosto pelos amigos, é a amizadade!Viva!

(não sei se se pode agredecer aos amigos, mas independentemente de poder ou não, obrigado amigos por estarem comigo!)

epah pois

Digam o que disserem, a amizadade é a coisa mais linda da nossa vida!

Cinco de Paus

"Se existe um Deus, não só é um ás em deixar marcas, mas sobretudo um mestre em esconder-se.
E o mundo não é dos que falam mais que a conta. O firmamento permanece calado. Não há muita conversa entre as estrelas. Mas niguém esqueceu ainda a grande explosão. Desde então, o silêncio reinpou ininterruptamente, e tudo o que existe se afasta de tudo. Ainda é possível encontar uma lua. Ou um cometa. Não esperes que te recebam com amáveis clamores. No céu não se imprimem cartões de visita."

Maya - O Romance da Criação

Ai ai... vida a minha...

A moedinha até é um jogo engraçado. O pior mesmo é quando se confunde a moedinha com os amendoins! ;)

quinta-feira, junho 10, 2004

Uma Grande Questão do Nosso Tempo

Porque é que a pega da caneca está sempre do lado da mão?

Para reflectir...

A Lua em Eça de Queirós

Ontem, numa leitura atenta de Os Maias de Eça de Queirós, não pude deixar de reparar nesta passagem:

"Uma noite, porém, acompanhando Carlos até ao Ramalhete, noite de Lua calma e branca, em que caminhavam ambos calados, Ega, invadido decerto por uma onda interior de paixão, soltou desabafadamente um suspiro, alargou os braços, declamou como os olhos no astro, um tremor na voz:

Oh! laisse-toi donc aimer, oh! l'amour c'est la vie!"

Frase Estudada

Quem ainda não reparou há-de ver que um jogador de futebol a caracterizar uma equipa adversária qualquer consegue dizer sempre o mesmo:

"É uma equipa muito forte fisicamente, sai bem para o contra-ataque, mas acima de tudo é uma equipa que vale pelo seu todo, embora, por vezes, surjam algumas individualidades que podem, de um momento para o outro, decidir um jogo."

PS: FORÇA LETÓNIA!

Isadora in the city

A Charlotte é a mais gira, a mais educada, a menos cínica e, last but not the least, das quatro a única com possibilidades de vir a ser realmente feliz (em parte porque acredita mesmo nisso).

Chega

Não acho que andemos todos num profundo estado de dormência política, parece-me antes que estamos fartos e não sabemos o que fazer porque nos foram cortadas as pernas. Como se estivéssemos à espera que a situação chegasse ao limite extremo para que não haja remorsos em apagar tudo e começar do zero. Quando era mais novo, anseava pelo dia em que pudesse votar, em que pudesse contribuir para a escolha de um líder mais justo, de líderes mais justos. Hoje mete-me nojo tomar consciência que é tudo fruto da mesma árvore, que não há nada a fazer, e que o idealizado poder do voto não passa mesmo disso, de um ideal tão utópico como qualquer ideal que se preze. E é sempre a mesma coisa no final: entre escombros de autocolantes, beijos e aventais, contam-se os cadáveres. E é quem os conta que conclui o quão efémera é a vida, e triviais e fúteis estas quezílias disfarçadas de política e de democracia.

Estes gajos é que a sabiam toda #2

Fénelon, há muitos, muitos anos atrás, prevenia contra *alguns defeitos das raparigas:

- amizades demasiado ternas
- pequenas invejas
- os louvores excessivos
- as lisonjas
- os artifícios
- a timidez
- a vaidade da beleza e dos adornos





*sim, há muitos mais de onde estes vieram!

Estes gajos é que a sabiam toda #1

Primeira regra do método Cartesiano de Descartes, a chamada regra da evidência:

"Nunca aceitar qualquer coisa como verdadeira sem a conhecer como tal"


Um momento, dois momentos

Isto aconteceu aqui em Coimbra:

- Hey, que estás aqui a fazer?
- Sabes, perdi-me há uns minutos e vim aqui na esperança de me encontrar.
- Hmmm... e achas mesmo que te vais encontrar aqui hoje?
- Eu espero que sim.

E isto também:

- Olha lá tu não sabes nada de nada!!
- Ai é, ai é?? Pois fica sabendo, ainda eras tu o brilho nos olhos do leiteiro já eu por cá andava!

Educação sentimental

O amor é como os iogurtes: há muitos e tu queres prová-los todos, mas no fim voltas sempre ao mesmo.

Um comentário feito post

gosto do amor como do iogurte: todo, mas com pedaços. poderia escrever aqui pedaços de alegria, de felicidade, de respeito, de sorrisos, de tudo um pouco. Assustado? Sim, mas sem medo. Por isso digo: pedaços de lília. O meu iogurte é ela.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?